O que é UX e qual a importância para o seu site?

o que é ux
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 24 de abril de 2024

O UX, ou User Experience, é um dos pilares para um bom desempenho em qualquer site. Ao colocar o usuário em primeiro lugar, é possível alcançar melhores resultados com os seus KPIs.

O conceito de UX é muito utilizado pelos profissionais de design, junto ao UI Design, mas também se aplica a outros pontos importantes para o site.

Neste artigo você vai encontrar o que é UX, como funciona e, porque o site da sua empresa deve investir em experiência do usuário. Continue lendo!

O que é UX?

A sigla UX vem de User Experience (experiência do usuário), usada para se referir a uma estratégia de design que prioriza uma boa experiência para quem interage com o software.

O conceito de “experiência do usuário” pode ser aplicado às mais diversas áreas do seu site ou software. 

O objetivo é que as interações do usuário com a interface seja a mais prazerosa possível. Sendo assim, a navegação deve ser simples e intuitiva, o texto deve ser fácil de interpretar, o carregamento da página deve ser rápido, entre outros fatores.

Por que se preocupar com UX do seu site?

É por meio das pesquisas de UX — feitas para entender o que agrada o seu público-alvo — que podemos entregar o melhor produto possível ao usuário.

Ao navegar em um site ou software de fácil interação, realizando ações sem dificuldade e encontrando as informações que precisa, o usuário poderá se fidelizar e realizar conversões.

Assim, podemos alcançar metas de forma mais eficiente, além de ter um site ou software que corresponda aos valores da marca e expectativas dos usuários.

Quais as áreas de UX?

A principal área do UX é o UX Design, que se responsabiliza pelas definições de design do site ou software.

Porém, com o design entram outros requisitos igualmente importantes para a experiência do usuário. 

O que é UX Writing?

O UX Writing é um conjunto de estratégias para a redação de textos inseridos em um design voltado para a experiência do usuário.

Além das cores, interações e navegação da página, o texto também é muito importante para guiar o usuário na sua jornada do cliente.

O UX Writing é aplicado, principalmente, na redação de textos informativos, botões e demais instruções que podem ser necessárias na página. O seu objetivo é guiar o usuário com uma linguagem acessível e texto sucinto.

Qual a diferença entre UI e UX?

O UI Design (User Interface Design) trabalha em conjunto com o UX, ambos visando a melhor experiência possível com uma determinada interface.

Porém, o que diferencia os dois trabalhos é que o UI se volta mais para o funcionamento interno, como fluxo de ações do usuário, funcionalidades da página, como os recursos devem reagir à interação.

Já o UX analisa a parte visual do design e também trabalha com pesquisas, identificando a experiência do usuário em interações anteriores e tenta compreender o que o usuário espera ao interagir com aquele site ou software.

Qual a diferença entre UX e CX?

Ambos os setores priorizam a experiência, mas em aplicações diferentes. Enquanto o UX se preocupa com o usuário — uma representação da persona do site ou software — o CX (Customer Experience) se volta para a experiência do consumidor (cliente).

Sendo assim, o CX irá acompanhar a experiência do cliente durante toda a sua jornada de consumo, desde o primeiro contato até a pós-venda.

Quais as vantagens de usar UX no seu site?

O investimento em desenvolvimento de sites ou softwares com UX é indispensável. É com uma estratégia eficiente de UI e UX que o seu site pode se destacar e conquistar o seu público-alvo.

Ao priorizar a usabilidade, o seu site pode se beneficiar com:

1. Aumento do tráfego orgânico

O SEO é o principal elemento para atrair tráfego orgânico, mas esse conjunto de técnicas anda lado a lado com o UX.

Ambos priorizam a organização dos elementos na página, velocidade de carregamento e qualidade da informação. Assim, é mais fácil atrair usuários de forma orgânica.

2. Aumento do tempo de permanência no site

Um site mais atraente e fácil de navegar convida o usuário a permanecer ali, seja com um conteúdo interessante ou ao oferecer outras páginas para navegação.

Assim, aumenta-se o tempo de permanência no site, guiando o usuário a conhecer outros conteúdos disponíveis.

3. Aumento das conversões

Se o usuário se sente mais confortável ao navegar no site, ele muito provavelmente irá realizar ações de conversão. 

Para isso, os objetivos de conversão devem ser claros e definidos antes do desenvolvimento do design. Assim, os profissionais de UX podem guiar o usuário até a conversão.

Isso é fundamental para telas com formulários, assinatura de newsletter e até mesmo para um bom site de e-commerce, com um visual atraente e de boa navegação entre os produtos.

4. Fidelidade do usuário

Um bom design UX irá fidelizar o cliente, convidando-o a voltar ao site mais vezes. Além de oferecer uma interface amigável, invista também no posicionamento da marca, tornando-se referência naquele nicho.

Dessa forma, mais usuários se tornarão clientes fidelizados, podendo até mesmo indicar o seu site para outras pessoas.

Como o UX é feito?

O trabalho do UX Design passa por diversas etapas durante o processo de desenvolvimento de um site ou software.

Entre as principais etapas, o seu site deve ser entregue com os seguintes processos:

1. Arquitetura da informação

A arquitetura da informação é essencial para garantir a navegabilidade do site. Antes de definir como será o visual, devemos desenhar quais caminhos o usuário irá passar para encontrar o que deseja.

Com uma boa arquitetura da informação, o conteúdo estará distribuído de uma forma intuitiva ao usuário, facilitando o seu acesso e navegação no site.

2. Fluxos das tarefas

O fluxo de tarefas é o passo a passo com o que é preciso ter no site. É a partir dele que definimos quais páginas, funções e informações o site, ou software, terá.

Com ele podem surgir outras documentações, como o wireflows e fluxo de usuário.

3. Projeto de interação

Nesta etapa entra em ação o conceito de Design de Interação (IxD). Esse conceito é uma área específica do estudo da experiência do usuário, utilizada tanto por designers quanto por profissionais de TI.

É com o Design de Interação que são criados os wireframes, mockups ou protótipos do seu site (versões de teste).

Assim, os profissionais envolvidos no projeto podem testar diferentes interações do usuário com a interface, desenhando o seu caminho de conversão e criando interações esperadas pelo usuário (como um efeito de “clique” ao clicar sobre um botão, ou um drop down ao abrir um accordion).

4. Wireflows

Durante a documentação do projeto de UX Design, o wireflow é o documento que permite visualizar como serão as páginas e quais ações os usuários devem ter em cada uma.

Esse documento une o conceito de wireframe (desenho de como será a página) e de user flow (fluxo do usuário, com as definições de interação).

Embora o user flow possa ser suficiente em muitos casos, o wireflow oferece uma visualização otimizada dos processos, facilitando a apresentação.

5. Sitemaps

 Diferente do sitemap técnico, o sitemap de UX Design funciona verdadeiramente como um mapa visual do site, elencando todas as páginas que estarão no site e qual será o conteúdo de cada uma.

Para isso, o sitemap pode ser apresentado na forma de um fluxograma, criando conexões entre páginas e visualizando a hierarquia do conteúdo.

Invista em UX Design com a Studio Visual

Um projeto de desenvolvimento de site deve contar com um bom planejamento de UX. Por isso, muito além de entender o que é UX, a sua empresa deve investir em qualidade para o desenvolvimento dos seus produtos e projetos.

A melhor forma de garantir a qualidade é com profissionais altamente qualificados para isso. A Studio Visual tem mais de 20 anos de experiência com desenvolvimento de projetos digitais e UX Design.

Converse hoje mesmo com um de nossos especialistas e descubra como a nossa equipe pode fazer a diferença no seu projeto.

Fique sempre atualizado acompanhando as redes sociais da Studio Visual! Nos siga no Instagram para novidades e acompanhe oportunidades no LinkedIn.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também