Brasil caminha para a regularização de criptomoedas; Entenda os impactos

Imagem ilustrativa de uma moeda de bitcoin, apoiada em uma placa de computador.
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 2 de dezembro de 2022

Votado e aprovado pela Câmara, o projeto aguarda pela sanção do presidente da República para entrar em vigor.

Considerado o percursor das criptomoedas, o Bitcoin foi criado em 2008 e, assim como outras moedas digitais, está passando por processos de regularização no Brasil e no Mundo.

Nesta terça-feira (29), a Câmara de Deputados aprovou o projeto que prevê um órgão regulamentador, ainda não foi definido, responsável por fiscalizar as empresas que operam no setor de criptomoedas. A instituição deverá autorizar o funcionamento das empresas no mercado, supervisionar as prestadoras e cancelar as autorizações de funcionamento em caso de ilegalidades.

Desde 2015, outros projetos e emendas sobre moedas digitais já foram votados pela Câmara. Mas é com o  PL 4401/2021, de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), que o mercado terá, pela primeira vez, uma regulamentação ativa. 

Além dessa regularização, o projeto também acrescenta ao Código Penal leis próprias para os crimes de lavagem de dinheiro, estelionato e outros tipos de golpes envolvendo ou utilizando criptomoedas.

O futuro do cripto

Na União Europeia também está acontecendo um processo de regularização das moedas digitais. 

Após a aprovação do Markets in Crypto-Assets (MiCA) pela UE, o primeiro projeto de regulamentação de criptomoedas, o Banco Central Europeu receia que a regularização seja mal interpretada como aprovação do sistema monetário digital.

Em outros momentos, o BCE já se posicionou como um crítico do mercado de criptoativos. 

Em um post no blog oficial do BCE, assinado por Ulrich Bindseil, diretor-geral de Infraestrutura de Mercado e Pagamentos do Banco Central Europeu, e o conselheiro Jürgen Schaff, o órgão se posiciona sobre as questões da regulamentação e afirma que o Bitcoin está no “caminho para a irrelevância”.

No texto, os funcionários também pontuam sobre a regulamentação do mercado de criptomoedas em votação nos Estados Unidos e as falhas do sistema de cripto em ser uma alternativa ao mercado de investimentos.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também