Categorias: Marketing-digital

O que é o SEO local?

Você já deve saber o que é Search Engine Optimization. No entanto, existe uma vertente dessa técnica, voltada para empreendimentos com pontos físicos. 

Dados indicam que 93% dos consumidores atualmente usam a internet para encontrar empresas locais, por isso é tão importante manter uma presença digital. 

O SEO local possui um foco geográfico, usando a internet e as ferramentas de busca para atrair mais clientes para um estabelecimento.

Entenda como alcançar mais pessoas usando técnicas para aparecer em buscas com intenção local. 

Benefícios do SEO local

É bom salientar que, se a sua empresa funciona totalmente de forma virtual, sem ponto físico, o SEO local não é recomendado — aposte no SEO tradicional.

Já para negócios físicos, o local é uma estratégia muito eficaz e que pode atrair muitos novos (e fiéis) clientes. 

Descubra outros benefícios do SEO local para empresas de todos os portes e em qualquer lugar do mundo. 

Aumenta a visibilidade na região

Independente da sua região, uma estratégia local pode aumentar muito a visibilidade. 

Imagine que, ao pesquisar o produto ou serviço que você oferece, o usuário recebe automaticamente a indicação da sua empresa. Ainda que não feche negócio de forma imediata, ele toma conhecimento da marca.

Incentiva a tomada de ação

Quem pesquisa, quer solução para um problema. Quando o nome de uma empresa, endereço e formas de contato aparecem, as chances de ação são maiores. 

Isso porque ele não precisa passar por uma série de processos para encontrar a informação que busca, já está tudo ali à primeira vista. E praticidade é o que todos buscam.

Aumenta a autoridade local

Se você lida com muita concorrência na região, o SEO local é ainda mais importante: ele torna o seu empreendimento uma referência. 

Um exemplo: ao buscar no Google, você costuma clicar em um dos primeiros resultados ou um dos últimos? É indiscutível que os primeiros links são os mais confiáveis. 

Atrai novos públicos

O SEO local também é um aliado no momento de conquistar novos clientes, sejam eles turistas na região ou moradores de longa data. 

Com mais visibilidade, vem mais pessoas interessadas em conhecer o local, solicitar um serviço ou comprar um produto. Por isso é tão importante empregar o SEO local. 

Como ranquear no SEO local

O SEO local funciona de formas um pouco diferentes do SEO tradicional. Isso porque ele não depende apenas de um site, e sim de uma outra ferramenta, o Google Meu Negócio. 

Então o primeiro passo é criar um perfil da sua empresa neste website, clicando aqui. Preencha as informações corretamente e não se esqueça de incluir imagens. 

Agora o seu negócio já pode aparecer nas pesquisas relacionadas, mas para isso o Google segue 3 pontos principais, veja. 

Proximidade

O quão perto está a sua empresa da pessoa que fez a pesquisa? O Google sempre recomenda os estabelecimentos mais próximos, e se ele não souber a localização exata do usuário, indicará de acordo com o perfil. 

O lado bom é que isso impede que a sua empresa seja indicada para alguém que está distante, afinal, o SEO local serve para atrair clientes da região. 

Destaque

Cada estabelecimento cadastrado no Google Meu Negócio possui uma nota entre 1 a 5 estrelas. Essa nota é dada pelos clientes, assim como os comentários da experiência. 

Empresas com boas avaliações são indicadas primeiro, pois o Google acredita que a opinião de quem realmente visitou o local é a mais confiável. 

Relevância

O Google considera o que foi procurado para indicar estabelecimentos. Ou seja: nada de colocar na lista de serviços ou produtos aquilo que você não oferece!

Isso pode custar muitos clientes, pois ao pesquisar, o usuário espera encontrar o que deseja, e não serviços similares. 

Técnicas para otimizar o SEO local

Já está presente no Google Meu Negócio? Saiba que uma estratégia realmente frutífera envolve mais esferas do mundo virtual. 

Existem outras técnicas e ações que ajudam muito no ranqueamento e na reputação de uma empresa quando o assunto é SEO. 

Saiba o que mais deve ser feito para que o seu negócio alcance os melhores resultados em SEO local. 

Tenha suas redes sociais atualizadas

As redes sociais são o melhor meio de comunicação entre uma marca e os clientes, pois permitem um contato direto e aberto. 

Uma rede social atualizada mostra que a empresa está, sim, em funcionamento. Além disso, tente sempre responder os comentários e expor as novidades e informações importantes. 

Produza conteúdos sobre a região e sua área de atuação

O conteúdo, seja em redes sociais ou em um blog, mostra a opinião e o conhecimento de uma empresa. 

Portanto, uma boa ideia é compartilhar informações sobre a área de atuação e a localização. É mais um dos passos que parecem simples, mas fazem toda a diferença na autoridade da marca. 

Realize parceria com blogs locais

Não subestime o poder de blogs e redes sociais locais. Podem ser pequenos influenciadores, mas o fato de estarem na localidade os torna fontes muito confiáveis para quem mora na região. 

Tente fechar parcerias com esse tipo de criador de conteúdo, assim é possível divulgar o seu produto ou serviço para um público interessado.

Fique sempre atualizado acompanhando as redes sociais da Studio Visual! Nos siga no Instagram para novidades e acompanhe oportunidades no LinkedIn.

This post was last modified on 24 de abril de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

ChatGPT poderá ter integração com o Google Drive; saiba mais!

Na última quinta-feira (16) a OpenAI apresentou mudanças no ChatGPT. Além da integração com Google Drive e OneDrive, o novo…

17 de maio de 2024

Gemini 2024; saiba quais são as alterações apresentadas no Google I/O

Nesta terça-feira (14), aconteceu o Google I/O 2024, um evento do Google que traz novidades de tecnologia e, este ano,…

15 de maio de 2024

OpenAI libera GPT-4o para usuários gratuitos do ChatGPT

Desde o lançamento do ChatGPT no final de novembro de 2022, a versão gratuita permaneceu praticamente intocada, usando o mesmo…

14 de maio de 2024

OpenAI poderá revelar hoje melhorias no ChatGPT; saiba mais!

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, irá anunciar hoje, segunda-feira (13), atualizações em seu chatbot GPT-4. O GPT-4 é o…

13 de maio de 2024

IA no TikTok: rede vai rotular conteúdos criados por Inteligência Artificial

O TikTok está implementando novas medidas de transparência em relação à inteligência artificial (IA) geradora de conteúdo. Isso inclui a…

9 de maio de 2024

Microsoft e OpenAI dedicam US$ 2 milhões para a educação de eleitores sobre IA

A Microsoft e a OpenAI decidiram criar um fundo de R$10 milhões (cerca de US$2 milhões) para conscientizar pessoas sobre…

8 de maio de 2024