Você sabia que 35% dos sites na internet usam o WordPress?

Escolhida por cerca de 1/3 dos sites, por que o WordPress é uma das maiores plataformas CMS do mundo?

Já se perguntou por que a internet usa WordPress? A plataforma percorreu um longo caminho até se tornar um dos principais sistemas de gerenciamento de conteúdo do mundo.

A primeira versão foi lançada em 2003 e cresceu continuamente. E, ao que tudo indica, esse crescimento não parece estar diminuindo. Tanto é que, atualmente, cerca de 35% dos sites do mundo são criados usando o WordPress. 

Para entender a dimensão da participação da plataforma no mercado, acompanhe o artigo e descubra de onde vem a popularidade do WordPress.

 

O WordPress é o principal sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo

Não importa o tamanho do seu negócio ou em que área de atuação é a sua empresa, é possível criar um site com todas as funcionalidades necessárias para agradar, desde os usuários mais exigentes, até aqueles que não estão muito inseridos no mundo virtual.

Isso porque o WordPress é uma plataforma versátil, flexível e funcional. Muitas empresas optam por fazer seu site a partir dela porque garante uma possibilidade praticamente infinita de integração entre os sistemas, facilidade de expansão do seu negócio na web,  entre outras vantagens.

Então, não é por acaso que ela virou a queridinha dos usuários quando falamos em sistemas CMS.

 

 

Para ter ideia do nível de aprovação do WordPress, segundo o site W3Tech, pouco mais de 35% dos sites na web são feitos com WordPress. E essa porcentagem só aumenta quando levamos em consideração apenas os sistemas de gerenciamento, como o CMS, chegando a quase 64% do total.

 

Participação de mercado do WordPress entre os sites na Web

Atualmente, o WordPress está em sua versão 5.4 (da data deste post). Ela foi lançada em 23 de maio de 2020 e é atualizada periodicamente.

Além disso, até hoje, essa versão foi baixada mais de 31 mil vezes. Se acompanhar no site do WordPress esse número só cresce.

Ou seja, a previsão é que a plataforma continue em uma curva ascendente de crescimento. Dando uma olhada nos dados do W3Techs isso fica evidente. Em 2011, o crescimento do WP em torno de 13% e se manteve até chegar aos 35% em 2020.

 

Participação de mercado no e-commerce

De acordo com as estatísticas, o WordPress vem se destacando também quando falamos em e-commerce. A plataforma possui um plugin que transforma o seu site WordPress em uma loja virtual, que leva o nome de WooCommerce.

Para quem começou com um simples construtor de blog, o crescimento do WP mostra, portanto, que a plataforma tem uma longa vida pela frente.

Vamos aos dados!

Se analisarmos o gráfico do Builtwith podemos ver que de acordo com 1 milhão de sites, o WooCommerce tem a impressionante fatia de 28% da participação no mercado de comércio eletrônico, saindo na frente até do Shopify, com 20%.

Por que a internet usa WordPress?

 

Mas, e os concorrentes?

E, claro, que nunca podemos analisar o WordPress sozinho, por outro lado, é preciso verificar também o crescimento dos concorrentes no mercado.

O W3Techs mostra alguns dados interessantes, se analisarmos as estatísticas de uso de sistemas de gerenciamento de conteúdo, vemos que a participação do Joomla no mercado caiu de 2.6% em 2011 para 2.4% em junho de 2020. 

Enquanto isso, se analisarmos o crescimento do WordPress, a sua participação no mercado aumentou consideravelmente, de 13.1% em 2011 para 35.4% em 2020.

 

”O WordPress só escolhido para construção de sites pequenos”. É verdade?

Empresas que possuem grandes negócios também precisam de ter um espaço na web que esteja à altura de suas estratégias e missão. Além disso, é preciso que o site suporte os números de acessos dos usuários, com bom desempenho.

Outro fator importante de observar é que em empresas grandes há também uma equipe para a criação do conteúdo. Isso porque o WP permite que diversos usuários tenham acesso de acordo com a sua função para criar e publicar seus conteúdos de acordo com a dinâmica da empresa.

Portanto, cada vez mais negócios com sistema online vêm aderindo à plataforma. De acordo com os dados publicados pelo Builtwith, sites com muitos acessos que usam WordPress estão crescendo, por outro lado, não  acontece o mesmo com sites com poucos acessos:

 

Ok, mas o que esse gráfico quer dizer? Quer dizer que há um maior crescimento anual de sites com mais de 1 milhão de acessos optam pelo WordPress. E essa curva só sobe, basta verificar que em 2019 passou de 300 mil sites.

 

Quem escolheu o WordPress?

Tem muita empresa que você nem imagina, mas que já aderiu ao WordPress. Para esclarecer, veja alguns exemplos de sites que são bem desenvolvidos e tem um visual bem impactante.

Portanto, isso mostra que se você tiver uma equipe composta por bons profissionais é possível criar um site bem apresentado e funcional para os usuários.

 

Com a entrada do governo do Trump, o site da Casa Branca migrou para o WordPress. Com um layout fluído, o site oferece rápido acesso a diversas áreas de conteúdo de notícias e também para as redes sociais, como o Twitter. Confira mais sobre essa mudança em nosso artigo sobre o site da Casa Branca em WordPress.

 

 

 

Um dos principais canais de televisão, a BBC America também utiliza o WordPress. Segundo o gerente de desenvolvimento de produtos da BBC Worldwide, David Anderson, os próprios editores personalizam os temas para corresponder à aparência de um programa.

 

A Time Magazine é uma das maiores revistas de notícias mais conhecidas do mundo. E o seu site foi feito usando a plataforma do WordPress. Em suma, conta com um layout estratégico para a divulgação das notícias online.

 

A Sony é a segunda maior gravadora de música do mundo, representando vários artistas, como Celine Dion, Britney Spears, Justin Timberlake e Michael Jackson. O seu site utiliza o WordPress. Se é um bom site? Em primeiro lugar, o layout é interativo e em segundo lugar, é super legal de navegar. 

 

A Microsoft dispensa apresentações, uma das maiores desenvolvedoras de softwares e recursos tecnológicos do mundo usa WordPress.

 

Sabia que o Facebook tem um site com divulgação de notícias sobre os serviços de uma das redes sociais mais usadas no mundo? Portanto, é o Facebook Newsroom.

 

A Disney também usa WordPress.  Como resultado, o Site The Walt Disney Company reúne informações sobre os parques no mundo todo, experiências e produtos da Disney, além de divulgar notícias sobre a companhia.

 

A Bloomberg é uma empresa de tecnologia que fornece informações de dados sobre os mercados, com o intuito de melhorar a qualidade de vida ao redor do mundo de maneira diversa e inclusiva.

 

O TechCrunch é um site voltado para assuntos de tecnologia, startups e Vale do Silício. Ele usa o WordPress e é um dos mais influentes no ranking da Alexa, companhia que fornece dados de tráfego na internet.

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para nós. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!