O que é e como funciona a automação de marketing?

O foco da sua empresa está em obter resultados por meio de processos escaláveis? Primeiro, vamos entender o que é como funciona a automação de marketing.

O que é automação de marketing?

Trata-se da união de tecnologias e ferramentas que possibilitam otimizar processos para se relacionar com seu público. Segundo pesquisa da E-mail Monday, mais de 50% das empresas no mundo já aplicam a estratégia. 

Neste artigo, vamos esclarecer a importância desta métrica e como ela ajuda a compreender o comportamento dos usuários na internet. O foco é personalizar suas ações de marketing de forma escalável.  

Como funciona na prática a automação de marketing?

A automação de marketing permite simplificar os processos do seu time. Além disso, contribui para melhorar a geração de leads a partir de ferramentas que ajudam a criar sistemas simplificados e personalizados.

Seu objetivo principal consiste em reduzir o trabalho manual e ajudar a melhorar os resultados. A ideia está atrelada à diminuição do tempo de cada tarefa do seu planejamento de marketing digital.

Quanto às ferramentas de automação, sua empresa pode gerenciar campanhas de e-mail marketing, posts em redes sociais e até mesmo acompanhar a jornada do consumidor.

Todo o contexto desta métrica ajuda a entender o comportamento do seu público para saber o momento ideal para ofertar seus produtos ou serviços. Ou seja, preparar sua base de contatos para possíveis negociações e relacionamento entre marca e consumidor. 

Por que automatizar processos de marketing?

Gerar mais leads

Criar um bom relacionamento com seus potenciais clientes é um passo importante na hora de prepará-los para a etapa de compra. É um processo que está relacionado à criação de bons conteúdos a partir de um fluxo de comunicação contínuo.

A automação permite trabalhar de forma rápida e personalizada de acordo com o perfil de cada persona estabelecida no planejamento. Isso garante a criação de landing pages e réguas de e-mails eficazes bem estruturadas para obter bons resultados em suas campanhas. 

Oportunidades de venda

A automação é um métrica eficiente dentro do funil de vendas. Dessa maneira, é possível acompanhar em qual estágio está cada lead para saber se deve ou não ofertar seus produtos ou serviços.

As ferramentas de automatização são estruturadas para acompanhar a jornada da sua base de contatos. Com isso, se estabelece uma boa integração entre seu time de marketing e vendas e ações mais assertivas.

Redução do ciclo de vendas

A automação de marketing ajuda a diminuir o ciclo de vendas do seu time comercial e a melhorar o desempenho dos seus vendedores. Os leads que passaram pelo funil de vendas estão mais qualificados para a compra e passam a ter um bom relacionamento com a sua empresa.

Além disso, é uma oportunidade para compreender melhor os interesses do seu público e criar novas métricas de relacionamento a partir de processos automatizados.  

As ferramentas de automação de marketing

Mídias sociais

A maioria das ferramentas permite gerenciar diversas plataformas. É possível também agendar publicações ou criar uma rotina de monitoramento diário. É uma maneira de acompanhar o comportamento do seu público na internet para entender seus interesses.  

E-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing são uma estratégias mais importantes na automação de marketing. É a partir delas que criamos um fluxo de comunicação entre sua empresa e seus leads.

Um exemplo de como utilizar a ferramenta são os disparos de e-mails automáticos a cada interação do usuário com o seu site. Desde o preenchimento de um formulário, adicionar itens no carrinho de compras, até o fechamento da compra.

Gerenciar leads

Muitas ferramentas permitem criar modelos de landing pages otimizadas para captação de leads e réguas de relacionamento.  A ideia é acompanhar a jornada do consumidor desde o cadastro até o momento de compra.  

Alguns das principais ferramentas de automação de marketing para estratégias de geração de lead são o Mautic, Unbounce, Analytics do próprio Google e Mailchimp.

Agora que entendeu o que é e como funciona a automação de marketing digital, podemos pensar em como aplicá-la em sua estratégia. É importante sempre focar no fluxo de comunicação com seus leads e em otimizar processos do seu time de marketing e vendas.

Afinal, automatizar processos tem como objetivo sempre diminuir o tempo de produção e melhorar os resultados.  

Leia também: O que são chatbots e por que aplicá-los à sua estratégia 

– – – – – – – – – – –

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também!

Siga-nos nas redes sociais. 😉

This post was last modified on 12 de setembro de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

Guia completo de SEO Marketing: apareça nas primeiras posições do Google

Conquistar as primeiras posições no Google é o objetivo de quem busca mais visibilidade, tráfego qualificado e autoridade digital.  Neste…

16 de abril de 2025

Criação e Desenvolvimento de Sites em São Paulo

Ter um site profissional é o primeiro passo para conquistar presença digital de verdade. Seja para atrair novos clientes, gerar…

14 de abril de 2025

Woocommerce: o que é e tutorial para criação da sua loja virtual

O WooCommerce é uma das soluções mais populares para quem deseja montar uma loja virtual usando WordPress.  Com uma grande…

10 de abril de 2025

Marketing de Conteúdo: O que é, estratégias e tudo o que você precisa saber

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para atrair, engajar e converter clientes.  Com um planejamento bem…

7 de abril de 2025

20 melhores softwares de atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente evoluiu com a tecnologia, e os softwares especializados se tornaram essenciais para empresas que desejam oferecer…

28 de março de 2025

50 melhores dicas para configurar SEO no site WordPress

Configurar SEO no site WordPress da sua empresa é importante para aumentar a visibilidade, atrair mais visitantes e, consequentemente, potencializar…

24 de março de 2025