Por que o benchmarking é tão importante para as empresas?

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 12 de setembro de 2024

Todo empresário busca ser o melhor em seu ramo, superando a competição. Mas, nem todos sabem como fazer isso. O benchmarking é uma técnica muito útil para negócios de todo porte — ele consiste em comparar o desempenho do seu empreendimento com os concorrentes diretos da área.

Essa análise é essencial para melhorar os processos, entender o que pode ser mudado e o que faz as outras empresas do ramo serem bem sucedidas. 

Quer saber mais sobre o benchmarking e como ele pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa? Continue lendo este artigo e descubra!

Principais tipos de benchmarking

Quando se fala em benchmarking, saiba que não existe só um tipo de análise. E, para colocar em prática, você deve entender como cada uma funciona. 

A depender do que você deseja analisar, deve ser usado um tipo específico de benchmarking para obter os resultados esperados. Entenda melhor cada estratégia e como elas funcionam.

  • Competitivo: o benchmarking competitivo consiste em comparar seus resultados com os do concorrente. Pode-se usar dados como faturamento, vendas, entre outros. Tudo para entender mais sobre o desempenho de ambas no mercado; 
  • Genérico: o benchmarking genérico pode ser feito até entre empresas de ramos diferentes. Ele analisa um processo, um modelo de trabalho, então pode ser adaptado de diversas formas para mostrar resultados;
  • Funcional: no benchmarking funcional, a análise também pode ser feita em diferentes áreas. Isso porque ele serve para melhorar os processos básicos, como a administração. Para isso, qualquer empreendimento bem-sucedido serve de modelo;
  • Interno: é comum que na empresa existam setores mais produtivos e rentáveis. O benchmarking interno analisa porque isso acontece e como melhorar os processos naquelas áreas que precisam de atenção; 
  • Cooperação: por mais que sejam concorrentes, duas empresas podem trabalhar juntas para descobrir como otimizar o funcionamento. Assim, repassando conhecimento em cooperação. 

Princípios do benchmarking

Como se trata de comparação com outros, o benchmarking conta com alguns princípios éticos que devem ser seguidos. Afinal, ele serve para melhorar o seu desempenho, e não para prejudicar os concorrentes. 

Saiba como fazer um benchmarking justo e seguindo os princípios da estratégia de forma correta. 

  • Legalidade: todos os dados que você utilizar devem ser conseguidos de maneira legal. Sejam eles cedidos por uma empresa ou solicitados de outra forma. Sair da lei é mal-visto e, claro, proibido; 
  • Troca: o benchmarking é muito útil para toda empresa. Quando solicitar dados para análise, ofereça outros em troca. Isso mostra parceria e gratidão entre as duas partes; 
  • Confidencialidade: não é porque você recebeu permissão para usar os dados que você pode compartilhá-los com terceiros. Sempre obtenha permissão para divulgar, pois, informações nas mãos erradas podem prejudicar muito um negócio; 
  • Preparação: defina o que será analisado e como antes mesmo de solicitar os dados. A preparação torna o benchmarking uma bela ferramenta de crescimento para sua empresa. 

Como o benchmarking pode se aliar ao Marketing Digital?

Assim como qualquer outro processo, o marketing digital também pode ser analisado em benchmarking. 

Dessa forma, é mais fácil entender as estratégias usadas pelos concorrentes, e aplicar cada uma delas ao seu negócio. 

Claro, você não deve basear 100% sua estratégia no que os concorrentes estão fazendo, e sim usar como inspiração para seu próprio modelo. Saiba como fazer essas análises. 

O que deve ser analisado?

Você quer realizar um benchmarking para marketing, mas não sabe o que deve observar? Entenda quais são os canais usados pelos concorrentes, qual é a estratégia, frequência e tom usados nas publicações. 

Observe também se o engajamento alcançado é maior ou menor que o da sua empresa e como melhorar os resultados a partir dessas informações. 

Como aprender com os erros e acertos dos parceiros?

Sempre veja o conteúdo analisado com olhar crítico. Todos estão sujeitos a errar e a acertar, basta saber como transformar e aplicar essas experiências para alcançar novos resultados. 

Como fazer um benchmarking?

Agora que entendeu melhor o que é, só falta aprender o passo a passo de um benchmarking. 

No entanto, fica o aviso! Se na sua empresa não existem funcionários especializados ou com conhecimento técnico no assunto, o mais indicado é contar com o apoio de profissionais. 

Veja quais são os processos para realizar um benchmarking.

Analise a sua própria empresa

Comece com um estudo interno. Em quais áreas a sua empresa precisa de melhorias? O que não está satisfatório? Entenda isso para definir qual será o foco do benchmarking. 

Selecione os concorrentes que você irá monitorar

Escolha quais serão os maiores objetos de estudo. O mais comum é selecionar entre 1 e 3 concorrentes, para ter uma ideia mais completa do cenário de mercado atual. 

Escolha o que você irá analisar 

Quais serão os dados observados? Defina de acordo com os pontos fortes dos concorrentes. Depois, obtenha as informações de forma legal, como é indicado. Vale até mesmo pedir aos concorrentes.

Analise os resultados coletados e defina quais melhorias aplicar

Quais são os resultados alcançados? Entenda como chegaram até eles, quais foram as técnicas utilizadas. Com isso, poderá criar um plano de ação para aplicar em sua empresa. 

O que você deve evitar fazer

Além do que deu certo para os concorrentes, também observe o que não funcionou muito bem. É importante saber isso para não repetir erros e saber o que evitar em sua estratégia.

O benchmarking não funciona sozinho! Conte com a Studio Visual para uma estratégia completa de conteúdo para a sua empresa.

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