Ser bem ranqueado pelo algoritmo do Google e aparecer nas primeiras posições da SERP é o sonho da maioria dos administradores de websites. Os benefícios trazidos por uma boa colocação são muitos, e com isso surgem esforços e metodologias para conquistar uma boa nota no PageRank.
É daí que vem a área do SEO, ou otimização para mecanismos de busca. Manter a qualidade e relevância dos resultados de pesquisa é muito importante para a Google, e isso significa que para ser digna de uma boa colocação, sua página precisa atender a alguns requisitos.
Além dos requisitos de conteúdo, o algoritmo do Google leva em consideração outras questões para avaliar a nota da sua página. Um desses pontos de atenção é a velocidade e estabilidade do seu site, medidos através de três métricas chamadas de Core Web Vitals.
Confira o que são os Core Web Vitals, como eles impactam sua página e suas vendas e como melhorá-los no seu site.
Os Core Web Vitals consistem em três métricas distintas, mas relacionadas à performance do seu site quanto à responsividade, agilidade de resposta e usabilidade geral.
Conheça cada uma delas:
Largest Contentful Paint (LCP) é uma métrica que revela quanto tempo é necessário para o carregamento inicial o “maior” elemento de conteúdo do seu site, isto é, o arquivo mais pesado, quando o visitante entra no seu site pela primeira vez.
Normalmente, a causa de um LCP ruim é o peso desnecessariamente alto de algum elemento, como uma imagem, por exemplo. Para melhorar esse cenário, vale a pena otimizar suas imagens utilizando ferramentas de compressão, para que o tamanho seja reduzido e o carregamento mais rápido.
O First Input Delay (FID) mede a responsividade do seu site. Ele é o tempo levado entre a primeira interação de um usuário com uma interface na página (por exemplo, um clique em um botão) até que o servidor seja capaz de responder àquela solicitação.
Um bom FID deve estar na casa dos poucos milissegundos.
O Cumulative Layout Shift (CLS) é uma métrica que indica o quanto uma página da web muda, deslocando os conteúdos pelo layout, após ter sido carregada.
Um exemplo é quando você está lendo uma página e um anúncio finalmente é carregado enquanto você scrolla, fazendo com que o texto se desloque para além da viewport
Um CLS alto, isto é, uma página que sofra muitas desse tipo de mudança, tem sua performance mal avaliada pelo PageRank, afetando a posição na SERP.
Para descobrir como melhorar a performance do seu site, é necessário primeiro entender como ele está performando. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta oferecida pela própria Google, o PageSpeed Insights.
Essa ferramenta é online e permite identificar problemas e oportunidades de melhorias em uma página da web. O PageSpeed Insights permite monitorar os Core Web Vitals e muitas outras métricas de uma página, oferecendo sugestões de melhorias quando necessárias.
Os resultados, altamente confiáveis, vêm de dados de navegação de usuários reais, através do Chrome User Experience Report.
Um site bem otimizado é essencial para conquistar visitantes. Afinal, o usuário terá menos chances de voltar a visitar seu site se tiver uma má experiência. Além disso, com um site bem otimizado você terá mais chances de ser bem colocado nos resultados de pesquisa, trazendo tráfego novo.
Um bom ponto de partida para a otimização do seu site, além da otimização de conteúdo, é garantir que a performance do seu site estará boa. Assim, você evita que uma má performance possa afetar negativamente os resultados dos seus outros trabalhos em SEO.
Confira nossas dicas para melhorar os Core Web Vitals do seu site:
O tempo de resposta do servidor é muito importante para os Core Web Vitals. Ele afeta o Largest Contentful Paint, o Cumulative Layout Shift e o First Interaction Delay do seu site, além de impactar de modo geral a navegação do usuário.
Portanto, foque em oferecer uma solução estável e de alta capacidade para o servidor do seu site. Baixas latências e grandes larguras de banda são essenciais para manter o tempo de resposta do servidor baixo e os Core Web Vitals saudáveis.
Um código limpo, enxuto e bem estruturado não somente agrega valor ao produto de software, mas também garante a qualidade na sua logística de manutenção, suporte e otimização.
Além disso, um código organizado de forma simples e eficiente garante a agilidade do carregamento e do processamento das solicitações dentro do ambiente do site. Por conseguinte, influencia positivamente suas métricas do Core Web Vitals.
Algo que afeta o desempenho de um site de maneira bastante negativa é o bloqueio prolongado das ações do usuário em função de tarefas de Javascript que estão em execução.
Quando uma tarefa muito longa está sendo executada, que impeça o usuário de interagir com a página por muito tempo, isso afeta negativamente as métricas do seu site.
Por isso, é importante dividir estes processos em tarefas menores e assíncronas, para garantir que o site sempre está executando apenas a tarefa necessária, mantendo o FID baixo.
Quando o excesso de scripts executados afetam as métricas do seu site, é uma boa ideia utilizar um Web Worker.
Os Web Workers são mecanismos que possibilitam operar scripts em uma thread diferente da principal, assim resolvendo o problema da interferência dos scripts nas interações do usuário com sua página. Isso ajuda a garantir a saúde dos Core Web Vitals.
Construir um site já é uma tarefa desafiadora. Garantir que ele esteja otimizado e oferecendo a melhor performance possível é um desafio ainda maior. Por isso vale a pena contar com a ajuda de profissionais para dar conta desta tarefa.
Na Studio Visual, temos um time de experts com sólida experiência em desenvolver e manter produtos digitais de alta performance para soluções e empresas de grande porte.
Converse conosco e descubra como podemos ajudar seu negócio através de um site de qualidade.
Fique sempre atualizado acompanhando as redes sociais da Studio Visual! Nos siga no Instagram para novidades e acompanhe oportunidades no LinkedIn.
This post was last modified on %s = human-readable time difference
A rede social LinkedIn começou a utilizar dados de seus usuários para treinar sua IA generativa. Porém, a plataforma não…
Nesta terça-feira (17), o Google passará a adicionar indicadores em seu buscador para dizer se uma imagem foi criada por…
De acordo com uma reportagem do site The Information, uma nova inteligência artificial da OpenAI, chamada Strawberry, pode ser lançada…
Já se perguntou se aquele texto incrível que você leu foi escrito por uma pessoa ou por uma inteligência artificial?…
O WordPress é uma plataforma altamente popular para criar e gerenciar sites e blogs. No entanto, uma parte fundamental para…
Neste artigo, vamos explorar os benefícios e vantagens de utilizar o WordPress como plataforma para construção de sites, além de…