A estrutura de um site é um dos primeiros passos que devemos seguir ao desenvolver ou otimizar um site.
Esse processo é fundamental, criando os alicerces e definindo todo o desempenho do site.
Entre a escolha de categorias, menu de navegação e distribuição das páginas, a estrutura também considera a experiência do usuário e técnicas SEO para o melhor desempenho do site.
Descubra como a estrutura do site funciona e os benefícios de desenvolver seu site com profissionais experientes em SEO. Continue a leitura!
A estrutura do site também pode ser chamada de Arquitetura do Site e é o esqueleto — ou fundação — de como será o site, suas funcionalidades, etc.
O processo de estruturação do site deve considerar diversos aspectos, como a usabilidade, objetivos de conversão e hierarquização da informação.
Sendo assim, alguns pontos fundamentais a serem considerados são:
É com a estrutura do site que podemos observar o que faz sentido na navegação, quais caminhos queremos que os usuários percorram e como podemos facilitar a sua experiência.
A estrutura do site é fundamental para os resultados que esperamos obter com a sua criação e estratégias de marketing digital que serão aplicadas em seguida.
Por isso, a estrutura de um site deve ter em foco duas frentes:
A importância de uma boa estrutura de site para os usuários é sobre a sua experiência.
Imagine que ao abrir uma página você não consegue encontrar links internos, outros conteúdos ou simplesmente não encontra um acesso fácil à página inicial.
A experiência durante a navegação no site é essencial para a retenção do usuário. Se as informações são confusas, os links não funcionam ou as categorias não são agrupadas semanticamente, o usuário logo fechará o seu site.
E provavelmente não voltará.
Os mecanismos de busca também devem entender qual é o objetivo do seu site, onde estão as informações e como elas são organizadas.
Assim, os robôs desses mecanismos podem apresentar o seu site aos usuários certos, identificando que o seu conteúdo é o mais completo e organizado naquele segmento.
Ao abrir mão de uma boa estrutura de site, a sua empresa fica à mercê da sorte, esperando que os usuários encontrem o seu site e o achem interessante, sem nenhuma ajuda dos mecanismos de busca.
É nesse sentido, inclusive, que o SEO faz toda a diferença no desenvolvimento e estrutura de um site.
Ao aplicar as técnicas de SEO, você garante uma melhor experiência e organização das informações de forma semântica, com termos familiares à sua persona.
Uma boa estrutura de site é facilmente identificável. Isso acontece porque, se os menus funcionam bem durante a navegação e as categorias são organizadas semanticamente, muito provavelmente foi um trabalho de estruturação.
Porém, nem todo site irá funcionar da mesma maneira. Por isso é importante considerar o seu nicho de mercado e modelo de negócio ao definir uma estratégia digital.
Algumas etapas são fundamentais para a construção do site de uma empresa. Antes de começar o projeto, tenha clareza na definição de informações como a persona, objetivos do site e uma boa pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu nicho e negócio.
Após essa primeira etapa, você deve contar com profissionais especializados em desenvolvimento e SEO para os passos seguintes:
É preciso pensar nas páginas pilares, clusters e clusters secundários. Assim podemos saber como cada página e conteúdo deve se comportar e funcionar internamente.
Defina as ligações e hierarquia dessas páginas. Qual será o ponto de partida para o usuário? Para onde ele pode ir em seguida?
Perguntas como essas devem ser respondidas durante o planejamento, definindo caminhos e fortalecendo a ligação entre as páginas.
Para isso, a criação de sitemaps visuais — como um organograma — auxilia na visualização da estrutura e sua hierarquização de páginas.
Assim como as categorias e a navegação devem ser bem estruturas, o mesmo vale para o menu de navegação, que organiza essas páginas para visualização do usuário.
O menu deve ser intuitivo ao usuário, com uma organização clara e objetiva de como as páginas se conectam, quais outros conteúdos ele pode encontrar e o que mais o site tem a oferecer.
As boas práticas de SEO são fundamentais para o desenvolvimento de criação de estrutura de um site. Dessa forma priorizamos a experiência do usuário, qualidade da informação, velocidade e desempenho do site.
Todos esses pontos se conectam durante o projeto e é impossível pensar em um sem pensar nos outros.
Por isso, alguns recursos são fundamentais para o bom funcionamento dessas frentes, resultando em um site funcional e otimizado.
A criação de um sitemap é fundamental para agilizar a indexação do seu site.
Com a estrutura pronta, será possível organizar as URLs em um sitemap também bem estruturado, informando aos mecanismos de busca quais são as páginas do seu site, o conteúdo delas e quais são os pilares.
A estruturação de um site também evita a canalização de palavras-chave. Isso pode acontecer por conteúdos duplicados ou uma estratégia mal sucedida durante a arquitetura da informação.
Esse processo prejudica o desempenho SEO do seu site e também o tráfego orgânico por meio dessas keywords.
Garantir que os redirecionamentos estejam corretos também é uma informação importante para a estrutura do site, principalmente se ele passou por um processo de migração.
Certifique-se de que o usuário não irá acessar nenhuma página quebrada e que todos os links estão em funcionamento.
Uma boa estrutura auxilia na autoridade de domínio, um cálculo feito pelos mecanismos de busca para analisar a autoridade do site em um nicho.
Esse número considera o tempo que o site está no ar, quantidade de páginas, backlinks e acessos.
Quanto maior for a autoridade de domínio, mais destaque o seu site terá. Por isso, ao estruturar o site, atente-se à organização das páginas principais, redirecionamentos e conteúdos direcionados por backlinks.
O processo de criação da estrutura de um site deve ser feito com a ajuda de profissionais especializados, não somente em desenvolvimento, mas também em SEO.
Por isso você deve contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
A Studio Visual tem a experiência de duas décadas no desenvolvimento de sites otimizados, com uma equipe altamente qualificada em SEO, desenvolvimento e design.
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