O que é SERP?

A Search Engine Results Page, ou SERP, é muito importante para qualquer empresa cujo objetivo é estabelecer uma presença na internet. 

Isso porque ela é a “casa” do Google, onde aparecem todos os resultados de qualquer busca realizada. 

Entender o que é SERP, como ela funciona e como conquistar os melhores espaços pode aumentar o seu alcance. Continue lendo para saber como!

O que é SERP?

Quando você realiza uma busca no Google, os resultados aparecem em uma lista, certo? Em algumas vezes, outras informações sobre onde comprar, imagens e endereços também são mostrados. 

Esse espaço é chamado de SERP, a página principal de resultados, ela mostra as respostas mais recomendadas no assunto buscado.

As primeiras posições são destinadas às páginas que oferecem conteúdo mais otimizado — sua empresa pode estar lá com a estratégia certa!

O conceito é bem simples, mas saber usar essa ferramenta da forma certa pode aumentar significativamente o seu alcance. 

Estrutura básica

A estrutura básica da SERP inclui a lista de resultados, cada um deles com um título, link e uma breve descrição. 

Mas, como você já pode ter reparado, a página algumas vezes mostra mais detalhes, como imagens, listas, notícias, entre outros elementos. Vamos falar mais deles ao longo do artigo. 

O mais importante é entender que cada um deles é mostrado de acordo com um estudo dos micro-momentos do usuário — quero saber, quero ir, quero comprar, quero fazer. 

Quando alguém faz uma pesquisa, sempre está em busca de respostas relacionadas a essas questões, e o Google personaliza a página de acordo.

Qual a sua importância e relação com o SEO?

Para entender porque a SERP é tão importante, você deve saber que ela se relaciona diretamente com o SEO do seu site. 

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma estratégia de aumentar o alcance das páginas de um website, colocando-as, por exemplo, na SERP. 

Explicando melhor: para que uma página seja mostrada entre os primeiros resultados no Google, devem ser seguidas regras básicas de SEO e indexação.

Personalização das estratégias de SEO

Quando o maior objetivo é conquistar as primeiras posições da página de pesquisas, a estratégia de SEO deve ser totalmente voltada para isso. 

Entender que cada estratégia busca um resultado é essencial para que o SEO seja feito da maneira certa, realmente trazendo os resultados esperados. 

Quais as principais features das SERPs do Google?

A SERP possui alguns elementos personalizados que ajudam o usuário a encontrar o que ele procura. 

Eles são mostrados conforme as palavras usadas na busca e o momento da jornada do consumidor. Tudo isso decidido pelo sistema inteligente da ferramenta. 

Entenda mais sobre cada uma dessas features, para que servem e como usá-las ao seu favor. 

Anúncios do Google Adwords

Os primeiros resultados mostrados, normalmente, são anúncios. Esses são websites que pagaram para aparecer no início da página. 

É uma boa opção, considerando que os primeiros links são sempre os mais acessados e mostram uma autoridade no assunto. Ainda assim, são sinalizados como anúncios, leve isso em consideração.

Imagens do termo de busca pesquisado

Em algumas pesquisas, imagens são consideradas mais importantes. Nesses casos, o elemento de imagens do Google é o primeiro mostrado. 

Essas imagens são retiradas de websites indexados no Google e podem direcionar o usuário até os websites “fonte”. 

Snippet de descrição

Pensando nos micro-momentos, o snippet de descrição serve para dar mais detalhes sobre o que foi buscado, respondendo, assim, o “quero saber”. 

O snippet aparece em forma de box, contendo um pedaço de texto de uma página que responde o que foi buscado. Incluir informações claras no conteúdo pode levar o seu site a aparecer nessa posição. 

Box de notícias

O box de notícias mostra primeiramente os sites noticiosos como destaque, mostrando o que é mais recente e relevante para a pesquisa feita. 

Não aparece em todas as buscas, apenas as que se relacionam com assuntos em alta no momento.

Resultados de Shopping

Quando alguém pesquisa um produto, é porque possivelmente está no micro-momento “quero comprar”.

O Google coloca produtos disponíveis no topo da página, assim a pessoa pode acessar diretamente um site de vendas. Esses sites pagam para anunciar nesta seção.

Cards e painéis de conhecimento

São elementos que dão mais detalhes sobre o assunto, mas não necessariamente levam o usuário à outra página.

Por exemplo, quando você busca “cotação do dólar”, o Google mostra qual é o valor do dia e outras informações ao lado. 

Pesquisas relacionadas

As pesquisas relacionadas indicam outras dúvidas comuns de usuários da ferramenta em um esquema de acordeão. 

Para que a sua página apareça, vale um estudo de palavras-chave e perguntas comuns, assim é possível garantir que a resposta estará no conteúdo. 

Como conquistar as features da SERP?

Já sabemos como as features são importantes. Estar em um desses lugares de destaque da SERP é ideal para alcançar mais leads e colocar a sua empresa em posição de autoridade. 

O SEO é necessário para conquistar esse lugar, com a estratégia certa. Saiba algumas das principais ações.

  • Observar a concorrência: veja quais são as páginas no topo da SERP. O que elas possuem de diferente? O que você pode incluir no seu site? Analise com cuidado, e não copie, apenas use como inspiração.
  • Otimizar as páginas: garanta que as páginas estão com o conteúdo atualizado, funcionam bem e seguem as boas práticas de SEO. Apenas assim elas chegarão às primeiras páginas do Google.
  • Oferecer conteúdo relevante: o uso das keywords é essencial, mas elas devem ser aplicadas com sabedoria. Não adianta que a página esteja no topo da SERP, se o usuário não encontrar o que procura ao longo do conteúdo.
  • Acompanhe as métricas: não deixe os números de lado. Periodicamente, observe os resultados em métricas, eles podem ajudar muito, mostrando o que pode ser melhorado na página.

Quanto tempo demora para uma implementação de SEO fazer efeito no tráfego do site?

O SEO é objetivo, porém, o sucesso dele depende de alguns fatores, principalmente técnicos.

Por isso, é difícil indicar com certeza o tempo que uma estratégia vai levar para trazer resultados. 

Entenda, primeiramente, que o seu site precisa estar totalmente otimizado e indexado no Google. Depois disso, é uma questão de pouco tempo até alcançar objetivos.

<H4> Os grandes updates de algoritmos e as atualizações de SEO do Google

Outro ponto importante a se considerar é que o SEO sofre com mudanças ao longo do tempo, segundo o que o Google julga ser mais interessante para o usuário. 

Os especialistas estão sempre observando as atualizações, prontos para aplicar mudanças e novas técnicas à estratégia. 

O que uma equipe de especialistas realiza

Alcançar os primeiros resultados da SERP sem uma estratégia SEO é praticamente impossível. Esse é um mercado muito competitivo. 

Além disso, o SEO envolve uma série de ações e técnicas — pontos que apenas um profissional experiente pode identificar e planejar. 

Por isso é tão importante confiar em uma equipe de especialistas para alcançar o resultado esperado mais rápido. Converse conosco e entenda como podemos ajudar sua empresa!

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