A Search Engine Results Page, ou SERP, é muito importante para qualquer empresa cujo objetivo é estabelecer uma presença na internet.
Isso porque ela é a “casa” do Google, onde aparecem todos os resultados de qualquer busca realizada.
Entender o que é SERP, como ela funciona e como conquistar os melhores espaços pode aumentar o seu alcance. Continue lendo para saber como!
Quando você realiza uma busca no Google, os resultados aparecem em uma lista, certo? Em algumas vezes, outras informações sobre onde comprar, imagens e endereços também são mostrados.
Esse espaço é chamado de SERP, a página principal de resultados, ela mostra as respostas mais recomendadas no assunto buscado.
As primeiras posições são destinadas às páginas que oferecem conteúdo mais otimizado — sua empresa pode estar lá com a estratégia certa!
O conceito é bem simples, mas saber usar essa ferramenta da forma certa pode aumentar significativamente o seu alcance.
A estrutura básica da SERP inclui a lista de resultados, cada um deles com um título, link e uma breve descrição.
Mas, como você já pode ter reparado, a página algumas vezes mostra mais detalhes, como imagens, listas, notícias, entre outros elementos. Vamos falar mais deles ao longo do artigo.
O mais importante é entender que cada um deles é mostrado de acordo com um estudo dos micro-momentos do usuário — quero saber, quero ir, quero comprar, quero fazer.
Quando alguém faz uma pesquisa, sempre está em busca de respostas relacionadas a essas questões, e o Google personaliza a página de acordo.
Para entender porque a SERP é tão importante, você deve saber que ela se relaciona diretamente com o SEO do seu site.
O SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma estratégia de aumentar o alcance das páginas de um website, colocando-as, por exemplo, na SERP.
Explicando melhor: para que uma página seja mostrada entre os primeiros resultados no Google, devem ser seguidas regras básicas de SEO e indexação.
Quando o maior objetivo é conquistar as primeiras posições da página de pesquisas, a estratégia de SEO deve ser totalmente voltada para isso.
Entender que cada estratégia busca um resultado é essencial para que o SEO seja feito da maneira certa, realmente trazendo os resultados esperados.
A SERP possui alguns elementos personalizados que ajudam o usuário a encontrar o que ele procura.
Eles são mostrados conforme as palavras usadas na busca e o momento da jornada do consumidor. Tudo isso decidido pelo sistema inteligente da ferramenta.
Entenda mais sobre cada uma dessas features, para que servem e como usá-las ao seu favor.
Os primeiros resultados mostrados, normalmente, são anúncios. Esses são websites que pagaram para aparecer no início da página.
É uma boa opção, considerando que os primeiros links são sempre os mais acessados e mostram uma autoridade no assunto. Ainda assim, são sinalizados como anúncios, leve isso em consideração.
Em algumas pesquisas, imagens são consideradas mais importantes. Nesses casos, o elemento de imagens do Google é o primeiro mostrado.
Essas imagens são retiradas de websites indexados no Google e podem direcionar o usuário até os websites “fonte”.
Pensando nos micro-momentos, o snippet de descrição serve para dar mais detalhes sobre o que foi buscado, respondendo, assim, o “quero saber”.
O snippet aparece em forma de box, contendo um pedaço de texto de uma página que responde o que foi buscado. Incluir informações claras no conteúdo pode levar o seu site a aparecer nessa posição.
O box de notícias mostra primeiramente os sites noticiosos como destaque, mostrando o que é mais recente e relevante para a pesquisa feita.
Não aparece em todas as buscas, apenas as que se relacionam com assuntos em alta no momento.
Quando alguém pesquisa um produto, é porque possivelmente está no micro-momento “quero comprar”.
O Google coloca produtos disponíveis no topo da página, assim a pessoa pode acessar diretamente um site de vendas. Esses sites pagam para anunciar nesta seção.
São elementos que dão mais detalhes sobre o assunto, mas não necessariamente levam o usuário à outra página.
Por exemplo, quando você busca “cotação do dólar”, o Google mostra qual é o valor do dia e outras informações ao lado.
As pesquisas relacionadas indicam outras dúvidas comuns de usuários da ferramenta em um esquema de acordeão.
Para que a sua página apareça, vale um estudo de palavras-chave e perguntas comuns, assim é possível garantir que a resposta estará no conteúdo.
Já sabemos como as features são importantes. Estar em um desses lugares de destaque da SERP é ideal para alcançar mais leads e colocar a sua empresa em posição de autoridade.
O SEO é necessário para conquistar esse lugar, com a estratégia certa. Saiba algumas das principais ações.
O SEO é objetivo, porém, o sucesso dele depende de alguns fatores, principalmente técnicos.
Por isso, é difícil indicar com certeza o tempo que uma estratégia vai levar para trazer resultados.
Entenda, primeiramente, que o seu site precisa estar totalmente otimizado e indexado no Google. Depois disso, é uma questão de pouco tempo até alcançar objetivos.
Outro ponto importante a se considerar é que o SEO sofre com mudanças ao longo do tempo, segundo o que o Google julga ser mais interessante para o usuário.
Os especialistas estão sempre observando as atualizações, prontos para aplicar mudanças e novas técnicas à estratégia.
Alcançar os primeiros resultados da SERP sem uma estratégia SEO é praticamente impossível. Esse é um mercado muito competitivo.
Além disso, o SEO envolve uma série de ações e técnicas — pontos que apenas um profissional experiente pode identificar e planejar.
Por isso é tão importante confiar em uma equipe de especialistas para alcançar o resultado esperado mais rápido. Converse conosco e entenda como podemos ajudar sua empresa!
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