Na era da Informação, se a sua empresa utiliza serviços digitais ou computacionais, é muito provável que gere uma grande quantidade de dados sobre as operações.
Estes dados contém insights valiosos para a sua estratégia e planejamento de negócios. Mas manipulá-los pode ser um desafio, especialmente se você não estiver familiarizado com as ferramentas e o processo.
Apesar disso, é crucial que você explore o potencial desses dados, pois eles são informações de extrema valia para a Inteligência de Negócios, ou Business Intelligence (BI).
Uma das melhores ferramentas para você tratar, visualizar e analisar dados que já coleta é o Google Data Studio. Conheça mais sobre ele nesse post explicativo.
Continue a leitura!
O que é Google Data Studio?
Parte da suite de ferramentas Google Marketing Platform, o Google Data Studio é uma ferramenta online, isto é, roda direto no browser, que permite converter dados brutos em gráficos, dashboards e relatórios informativos e interativos.
Com planos pagos e gratuitos, essa ferramenta funciona bem para necessidades de todas as escalas, e oferece uma maneira intuitiva e eficiente de navegar pelos dados coletados, filtrar as informações desejadas e projetar insights a partir dos dados analisados.
Tudo isso colabora para a popularidade do Data Studio, que é uma das ferramentas líderes na indústria.
Quais as vantagens dessa ferramenta?
As vantagens do Google Data Studio sobre outras ferramentas incluem a facilidade de uso, a sua natureza web-based e as possibilidades de trabalho com ele.
Além disso, o Google Data Studio oferece uma grande variedade de templates para agilizar ainda mais o seu processo de organização e criação de dashboards e infográficos.
Se preferir, você também pode escolher um template em branco e construir as visualizações de dados da forma que preferir. Uma grande vantagem do Data Studio é o nível de personalização e interatividade que ele oferece, proporcionando um contato mais próximo com os dados.
Como usar o Google Data Studio para medir e analisar resultados
O Google Data Studio é ideal para que você organize, visualize e interprete dados sobre os resultados do seu negócio. Métricas de prospecção, conversão, fidelidade, LTV, Ticket Médio e muitas outras são facilmente organizadas e interpretadas com essa ferramenta.
Confira nossas dicas e saiba como usar o Google Data Studio para analisar os resultados do seu negócio.
Defina informações que sejam relevantes
Antes de simplesmente subir para o Data Studio todos os dados de que você dispõe, reserve um momento para a etapa de planejamento inicial. Defina que informações são relevantes para a sua inteligência de negócios e explore possibilidades a partir dos tipos de dados que você já coleta.
Uma vez que tenha definido que tipos de dados serão relevantes para esta análise, você deverá definir suas intenções com aquele trabalho de análise de dados. Pergunte-se quais insights você deseja obter para conseguir planejar a forma de chegar até ele.
Crie um plano de mensuração
Depois de definir que dados você analisará e para que finalidades, é necessário criar um método para garantir que sua interpretação dos dados tenha valor.
Você deverá levar em conta suas estimativas e projeções passadas, objetivos e metas futuras para, ao comparar com as suas métricas de resultados, obter insights sobre o desempenho e a saúde do seu negócio.
Tendo tudo isso em mente, fica fácil interpretar os dados e descobrir como vão as coisas para a sua empresa.
Use relatórios interativos
Uma das vantagens do Data Studio é a facilidade de criar relatórios interativos. Estes relatórios permitem que você tenha um contato muito mais aprofundado com os dados visualizados, proporcionando novas percepções e oferecendo oportunidades de ação.
Além disso, usar as funcionalidades de interatividade permite que você visualize seus dados de maneira mais organizada e localize as informações desejadas com maior facilidade.
Crie gráficos de evolução temporal
Crie visualizações que unifiquem pelo menos os principais insights obtidos pela análise dos dados visualizados de cada periodicidade, como mês ou ano.
Uma visualização que combine os insights de diferentes períodos, registrando-os cronologicamente, permite que você observe como seu negócio está crescendo, permitindo que tome medidas e ações para facilitar ou acelerar este processo.
Como fazer um bom uso do Google Data Studio
Não basta apenas saber como usar o Google Data Studio. Você estará desperdiçando tempo e potencial se não utilizar a ferramenta da maneira mais eficiente, aproveitando todas as possibilidades.
Confira algumas dicas que separamos para você usar o Data Studio como um profissional:
Integre com as suas fontes de dados
O Google Data Studio conta com um grande número de integrações, que permitem importar automaticamente os dados de outras ferramentas do Google ou até mesmo de terceiros.
Utilize essas integrações a seu favor para garantir o melhor proveito dos dados e a agilidade do processo de coleta.
Utilize os templates
Não importa qual seja a informação que você esteja tentando visualizar, é bem possível que haja um template pronto do Data Studio para organizar os dados e encontrar aquele tipo de informação.
Confira a galeria de templates e, se encontrar um que faça sentido, não tenha medo de utilizá-lo e até adaptá-lo para as suas necessidades.
Programe o envio de relatórios
Programe o envio automático de relatórios para agilizar o trabalho de acompanhar seus dados. Você pode personalizar os relatórios recebidos e recebê-los regularmente na frequência que desejar.
Quando buscar a ajuda de especialistas?
Se você não dispõe dos conhecimentos, tempo ou recursos necessários para analisar seus dados sozinho, é sempre uma boa ideia procurar a ajuda de especialistas.
Na Studio Visual temos sólida experiência com Inteligência de Negócios, gerando relatórios e dashboards para a nossos clientes insights sobre seu negócio.
Entre em contato conosco e descubra como os dados podem revelar o caminho do sucesso.
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