O Google Suggest é uma das ferramentas do Google mais presentes no dia a dia dos usuários. É com ela que o buscador sugere termos a serem pesquisados.
Essa ferramenta entra em ação sempre que um usuário começa a digitar uma frase no Google. As sugestões para complementar a pesquisa são fornecidas por esse mecanismo: o Google Suggest.
Além de ser um fator muito importante para a experiência do usuário ao utilizar o Google, essa ferramenta também pode oferecer insights para a sua estratégia SEO para conteúdo.
Continue a leitura e saiba como usar o Google Suggest a favor da sua empresa.
Estar no Google, principalmente em uma boa posição nos resultados de pesquisa, é a meta de toda empresa que investe em sua presença on-line.
Ao alcançar determinado nível de autoridade e reconhecimento em um nicho, o nome da sua empresa pode começar a ser citado no Google Suggest.
Tudo depende de você investir corretamente na sua estratégia de marketing digital, posicionamento de marca e, principalmente, se você está alcançando o público certo.
Diferente de estratégias mais assertivas, como posicionamento na SERP e acompanhamento de KPIs de marketing, não há uma fórmula correta que garanta que a sua empresa seja citada nas sugestões aos usuários.
Isso acontece pela forma que a ferramenta funciona.
As alternativas fornecidas pelo Google Suggest são variáveis, seguindo diferentes fatores para chegar às sugestões que podem atender melhor à pesquisa do usuário.
Entre alguns desses fatores, os resultados podem diferir ao sistema identificar:
Além disso, outros pontos inviabilizam uma certeza ao utilizar o Google Suggest:
Diferente de como acontece com os anúncios, não é possível impulsionar de forma ativa que os termos da sua empresa sejam indicados no Google Suggest.
Os resultados oferecidos são integralmente orgânicos. Apenas os resultados da SERP, ao utilizar alguma das opções do Google Suggest, podem contar com estratégias de anúncios pagos.
O Google Suggest acompanha as tendências. Assim como o Google Trends que mapeia os termos mais buscados pelos usuários, o Google Suggest também acompanha quais termos são mais buscados e os indica para outros usuários de perfil similar.
Essa é a grande diferença do Google Suggest. Ao considerar o perfil, histórico e comportamento do usuário, ele oferece resultados diferentes para cada pessoa.
Sendo assim, se você quer utilizar a plataforma para encontrar termos relacionados ao seu nicho de negócio, o Google Suggest não é o meio mais recomendado.
Embora não seja a ferramenta mais adequada para uma pesquisa de palavras-chave, o Google Suggest pode ser um bom auxiliar nesse processo.
Isso porque ele informa, também, sugestões de termos relacionados e palavras-chave de cauda longa (long tail).
Essas palavras-chave são, muitas vezes, perguntas ou frases sobre determinado tema.
Ao entender como o usuário é levado para outras questões relacionadas, é possível criar um conteúdo mais completo a partir da keyword principal.
Ter um posicionamento na SERP e investir na divulgação da sua marca podem influenciar o Google Suggest a relacionar algumas pesquisas ao seu site.
Isso acontece porque, quanto mais conteúdo de qualidade você produz e mais pessoas alcança, melhor o seu site será visto pelo Google, reconhecendo-o como uma autoridade naquele assunto.
Ao ser sugerido nas buscas do Google Suggest, o seu negócio ganha mais visibilidade e, por consequência, mais acessos e conversões.
O Google Suggest é de grande ajuda aos usuários, já que oferece sugestões inteligentes para todas as pesquisas.
Porém, também pode ser muito importante para que os profissionais de SEO identifiquem parte do comportamento do consumidor.
Ao identificar as tendências de complementos para determinada palavra-chave, ou ao observar quais resultados são indicados no Google Suggest, fica mais fácil entender o que a persona está buscando.
A melhor forma de encontrar palavras-chave relacionadas ao seu nicho e produto (ou serviço) é com ferramentas próprias para a pesquisa.
Com elas é possível verificar o volume de buscas mensais, termos relacionados e até mesmo as famosas keywords long tails.
Para uma estratégia ainda mais assertiva, é preciso sempre olhar para mais de uma fonte de dados. Assim, mais possibilidades podem ser abrangidas.
Entre as principais fontes de pesquisa para palavras-chave, podemos citar:
O Answer The Public é uma ferramenta que pesquisa frases, perguntas e termos relacionados a uma keyword.
Ele utiliza buscas dos usuários — como são feitas — para encontrar as pesquisas mais comuns.
Assim, ao saber exatamente o que o seu público está procurando, você pode fornecer as respostas.
A plataforma de SEO do Neil Patel, guru do segmento, é uma das alternativas mais acessíveis para a busca de palavras-chave.
Além disso, a plataforma também oferece o acompanhamento do projeto, com métricas e sugestões de palavras-chave que a concorrência está se posicionando no Google.
O Keyword Magic Tool é o nome da ferramenta de pesquisa de palavras-chave do SemRush, um dos softwares mais completos do setor.
Com ele é possível analisar termos relacionados, long tails, perguntas e muito mais.
Assim como o Ubersuggest, o Keyword Magic Tool também ranqueia as palavras-chave pelo volume de busca e fornece informações como a dificuldade de ranqueamento, métricas de CPC (Custo Por Clique) e outros dados úteis para a sua estratégia digital.
Uma boa estratégia de marketing digital focada em SEO só terá o desempenho esperado se for executada por especialistas.
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