O que é um Manual de Redação?

O manual de redação da sua marca é o guia para a produção de conteúdo, definindo as melhores práticas para que a sua marca seja reconhecida e alcance bons resultados.

É com o manual de redação em mãos que os redatores podem produzir o conteúdo conforme o que foi combinado e o que a sua empresa espera desses textos.

Com ele, é possível escrever um conteúdo de qualidade que converte, respeitando as definições de branding e alcançando o público certo para a sua empresa. Saiba como o manual de redação pode ajudar o seu negócio.

Por que sua empresa deve ter um manual de redação?

A grande importância do manual de redação é que o conteúdo esteja consoante com a sua marca e público. 

Isso significa que, sem um manual de redação, a equipe responsável pela redação pode ficar sem informações que norteiam o conteúdo, como o tom de voz da marca, público-alvo e qual é o objetivo do texto. 

Ao trabalhar uma estratégia de inbound marketing, é importante que a sua marca tenha um manual de redação próprio, definindo os pontos mais importantes para a produção do conteúdo.

Como criar um manual de redação e estilo para sua marca?

O ideal é que o manual seja feito segundo as definições de branding da sua empresa, criado em conjunto com a equipe de marketing e equipe de redação.

Dessa forma, todos os pontos importantes estarão alinhados. Por isso, antes de colocar a mão na massa e produzir um blog ou outros conteúdos textuais para a sua empresa, o manual de redação e estilo deve ser produzido.

O que um manual de redação deve conter

Cada manual de redação deve ser único, criado inteiramente para atender as necessidades da empresa contratante, respeitando pontos importantes como público-alvo, estilo, objetivo e detalhes que respeitam o visual da marca (como cores, símbolos, etc.).

Porém, alguns pontos-chave devem ser abordados em qualquer manual de redação, como:

Personas e público

Quem irá ler esse texto? Com quem a sua empresa quer conversar e converter? Responder à essas perguntas irá auxiliar na definição das personas, que nada mais são do que figuras hipotéticas de quem é o seu público ideal.

A persona e o público-alvo não são necessariamente a mesma coisa, mas são conceitos que se complementam para essa etapa do manual de redação.

É a partir da definição do público-alvo, ou seja, quem a sua empresa irá impactar, que podemos definir as personas.

A persona deve ter dados específicos sobre esse personagem fictício, criado com base em pesquisas sobre o público-alvo. Nome, idade, classe social, área de atuação, estado civil, se tem filhos, hobbies, etc.

Tudo isso é importante para entender quem é a sua persona e como podemos nos comunicar com ela de forma eficiente. 

Estilo e tom

Ao saber exatamente com quem a sua empresa quer se comunicar, devemos definir o estilo e tom dos textos. Serão conteúdos mais despojados, formais ou no meio-termo? O texto permite o uso de gírias ou precisa de termos técnicos?

Tudo isso faz uma grande diferença no resultado da produção de conteúdo e deve estar bem definido no manual de redação. 

Gramática

Assim como o estilo e tom, a gramática é indispensável para o manual de redação. É com ela que iremos definir o estilo gramatical do texto, se poderá ter abreviações, siglas, termos em inglês (ou em outra língua estrangeira), etc.

A gramática deve ser pensada para atender ao seu público-alvo, facilitando a comunicação com essas pessoas.

Imagens

O manual de redação também deve exemplificar como será o uso de imagens durante a produção de conteúdo. 

Aqui, cabem definições como:

  • Imagem de capa: imagens com pessoas, ou de objetos, ou ilustrações, etc.;
  • Imagens ao longo do texto: se estarão presentes, se serão infográficos ou ilustrações, a cada quantos parágrafos deve ter uma imagem, etc.;
  • Direitos autorais: se serão compradas em bancos de imagens, se serão imagens produzidas pela empresa, etc.;
  • Além de outras questões onde o uso de imagens tem relação com a produção textual de conteúdo.

SEO e estratégias de conteúdo

A estratégia de conteúdo que será empregada na produção também deve estar presente no manual de redação, com as principais orientações para que o texto a siga.

As boas práticas de SEO também devem ser citadas, orientando a equipe de redação a seguir os conceitos durante a produção do texto.

Formatação

Ao definir a formatação do conteúdo, é possível manter um padrão de qualidade das entregas. Nesse momento é importante definir como será a formatação gráfica — com o uso de negrito, itálico, alinhamento e tamanho dos parágrafos, etc.

Tudo isso faz uma grande diferença na leitura e pode definir se o seu público vai ler o texto até o final, ou se irá passar os olhos e fechar a página.

Como produzir conteúdo de qualidade?

Produzir um conteúdo que seja bem escrito, respeitando os padrões de estilo da sua empresa, e que alcance bons resultados, pode ser uma tarefa difícil se for realizada por conta própria. 

O ideal é ter com a sua empresa um parceiro que ofereça esse serviço com qualidade e precisão. Para isso, a sua empresa pode contar com a Studio Visual, especialista em criação de conteúdos que informam e convertem. Quer saber como? Converse com um de nossos especialistas.

Compartilhar

Artigo Recente

LinkedIn passa a usar dados de usuários para poder treinar sua IA; entenda como desativar recurso

A rede social LinkedIn começou a utilizar dados de seus usuários para treinar sua IA generativa. Porém, a plataforma não…

20 de setembro de 2024

Google terá indicação para imagens geradas por IA; confira!

Nesta terça-feira (17), o Google passará a adicionar indicadores em seu buscador para dizer se uma imagem foi criada por…

18 de setembro de 2024

IA chamada Strawberry, da OpenAI, chegará em breve; saiba mais

De acordo com uma reportagem do site The Information, uma nova inteligência artificial da OpenAI, chamada Strawberry, pode ser lançada…

12 de setembro de 2024

Os 6 melhores detectores de conteúdo escrito por IA

Já se perguntou se aquele texto incrível que você leu foi escrito por uma pessoa ou por uma inteligência artificial?…

12 de agosto de 2024

Temas para sites em WordPress: Como escolher o ideal para o seu negócio?

O WordPress é uma plataforma altamente popular para criar e gerenciar sites e blogs. No entanto, uma parte fundamental para…

7 de maio de 2024

Descubra 5 sites conhecidos em WordPress para se inspirar

Neste artigo, vamos explorar os benefícios e vantagens de utilizar o WordPress como plataforma para construção de sites, além de…

18 de abril de 2024