Você muito provavelmente já acessou uma Landing Page e foi impactado pelo conteúdo.
Elas são ferramentas poderosas na atração de novos leads, usadas por grandes empresas justamente por criarem um ambiente muito favorável para a conversão.
Quer saber mais sobre as Landing Pages e como elas podem ajudar a sua empresa? Continue lendo!
O que é Landing Page?
Uma Landing Page, como o nome diz, é uma “página de pouso”. Explicando melhor, é uma página da web por meio da qual você direciona o usuário para fazer uma conversão.
Elas também são chamadas páginas de captura, justamente por possuírem esse objetivo de captar leads.
E como isso é feito? Com técnicas de persuasão e a oferta de algum tipo de conteúdo rico.
As Landing Pages podem ser utilizadas por toda empresa que deseja construir uma base de leads. Basta ter uma boa estratégia!
Para que serve uma Landing Page?
A Landing Page busca instigar o usuário, despertando a curiosidade dele. Com elementos gráficos, texto bem elaborado e uma direção clara sobre o que é oferecido ali, é possível conquistar um lead.
O objetivo maior é converter, portanto, a página deve ser bem transparente, transmitindo sempre o que é oferecido ali.
O usuário precisa entender o que ele pode ganhar, seja um conteúdo rico, oferta, ou o que mais for interessante para o seu ramo.
Por que fazer uma Landing Page?
Como citamos, qualquer empresa pode se beneficiar de uma Landing Page contanto que haja estratégia.
Estatisticamente, as Landing Pages trazem mais conversão do que outras páginas de um site, isso por serem feitas com o intuito justamente de atrair usuários para realizar uma ação.
Portanto, essas páginas são ótimas ferramentas para aumentar o alcance e catapultar seu negócio no mundo digital.
Vantagens de criar uma Landing Page
Existem várias vantagens em criar uma Landing Page, começando pela versatilidade desse tipo de página. Veja outros benefícios:
- Maior segmentação
- Aumento nas chances de conversão
- Contato direto com os leads
- Resultados mensuráveis
Tipos de Landing Page
Sabia que existe mais de um tipo de Landing Page? É essencial escolher a que mais se enquadra no objetivo final.
Entenda melhor para que serve cada tipo de página e saiba qual é a ideal para seu projeto.
Página de captura
A página de captura é a mais comum. Ela é criada com o objetivo de conseguir informações de contato do lead, como nome, email, telefone, etc.
Para isso, você deve oferecer algo — pode ser um ebook, desconto especial, curso ou o que mais interessar o público. Para receber o conteúdo, é necessário informar os dados, como uma troca.
Página de confirmação pendente
Depois de receber o email do usuário, você pode ativar uma página de confirmação que deve ser simples e objetiva, para não confundir quem acessa.
Ela pede que o usuário confirme a inscrição, clicando em um link enviado para a caixa de entrada. Assim, você evita receber emails falsos.
Página de vendas
Esse tipo de Landing Page oferece algum produto para o usuário, listando os benefícios, como esse produto pode solucionar algum problema e todos os pontos que mostrar porque ele deve adquirir.
É importante linkar essa página diretamente em outra de confirmação e pagamento, assim o usuário tem uma experiência prática e rápida de compra.
Página de obrigado
É a última página: ela aparece depois que a conversão é feita, confirmando o processo e agradecendo ao usuário.
Por mais que não seja obrigatória, ela é uma ótima ferramenta de proximidade com o usuário, criando uma relação mais próxima ou até mesmo redirecionando o mesmo para outro conteúdo interno.
Principais elementos de uma Landing Page
Para uma Landing Page ser bem sucedida em seu objetivo, ela deve possuir uma série de elementos atraentes para quem a acessa.
Tudo deve ser pensado detalhadamente para induzir à conversão — desde as cores, imagens, botões, nada é escolhido por acaso.
Entenda quais são os principais pontos visuais de uma Landing Page e porque eles são importantes.
Título e Subtítulo
O título é a primeira coisa que um usuário vê, ele já deve ser chamativo e gerar curiosidade para continuar a leitura. Mesma coisa com o subtítulo, que deve dar informações que instiguem quem acessa a ler mais.
Nenhum dos dois deve ser comprido demais, quanto mais sucinto melhor, mas sem deixar informações de fora.
Imagem
Toda página fica mais atrativa com o uso de imagens, mas não é qualquer foto que vai atrair o usuário.
As imagens escolhidas devem ter relação com o produto e a empresa, servindo como complemento ao conteúdo da página de forma simples e sem firulas. Ícones e artes digitais também são bem-vindos.
Descrição da oferta
Uma das partes mais importantes de uma Landing Page é a descrição. O que é oferecido ao usuário? Por que ele precisa disso?
É essencial que o texto seja explicativo e baseado nos princípios do marketing digital, o cliente precisa entender que aquele produto é a resposta para um “problema” que ele possui.
Formulário
O formulário não deve ser ignorado. Ele deve solicitar apenas os dados que você realmente precisa.
Reflita sobre o que é, de fato, necessário e solicite apenas essas informações, pois quanto mais dados o usuário precisar preencher, menos interesse ele terá na oferta.
Botão de CTA
O call to action, ou CTA, é uma frase que convida o usuário a realizar uma ação. Ela deve ser simples, convincente e nunca irreal.
Em Landing Pages, é comum usar essa frase em um botão que direciona à conversão. Dessa forma, o usuário sabe o que deve fazer em seguida.
Como criar uma Landing Page?
Por mais que o conceito por trás da Landing Page seja simples, criar uma não é tarefa fácil. É sempre mais indicado ter o apoio de profissionais para alcançar os resultados que busca.
A criação de Landing Pages costuma acontecer em 3 etapas. Cada uma delas é essencial para um projeto final coeso e próspero.
Conteúdo da Landing Page
O conteúdo inclui toda a criação de textos e tópicos da Landing Page. Como o texto é uma das principais ferramentas de influência, ele deve ser elaborado com muito cuidado.
Essa etapa inclui, também, a redação de CTAs, botões e até mesmo do formulário — sempre considerando o objetivo da página.
Design da Landing Page
Outra parte muito importante para a experiência final do usuário é o design: cores, imagens e elementos gráficos utilizados para compor a Landing Page.
Além de pensar no visual, os profissionais consideram o posicionamento, as fontes e tudo aquilo que impacta o usuário, escolhendo as opções mais atraentes.
Configurações da Landing Page
Não adianta ter uma Landing Page bonita e bem escrita, se ela não funciona. Afinal, o objetivo é converter.
Portanto, o desenvolvimento da página é uma das partes mais importantes. É nessa hora que o profissional irá configurar os botões, links, formulários e outros elementos de interação.
Como divulgar uma Landing Page?
Com a Landing Page pronta, chega o momento de divulgá-la. Para isso, também é importante ter estratégia.
Onde está o público-alvo? O que eles costumam consumir? É nesses espaços que você deve fazer a divulgação da página. Veja algumas das principais opções.
Redes sociais
Se a sua empresa já possui uma presença ativa nas redes sociais, nada melhor do que divulgar a página nesses canais.
Isso porque o público que está ali já é interessado no seu negócio, e as chances de realizarem o acesso e conversão são bem maiores.
Email Marketing
O email marketing também é uma poderosa ferramenta de divulgação. Entretanto, para usá-la, você precisa ter as informações de contato dos recipientes.
Se já as possui, ótimo! Elabore um email com informações sobre a página e envie. Caso contrário, utilize uma das outras formas de divulgação.
Site ou blog
Também é possível incluir links para a Landing Page em outras páginas do próprio site ou em artigos de blog.
É uma boa opção para alcançar público que, assim como nas redes sociais, já estará interessado no conteúdo, tornando a conversão mais provável.
Anúncios
Os anúncios são muito eficazes, porém, é importante ter cuidado com a segmentação.
Como eles envolvem um investimento inicial, o público-alvo deve ser escolhido à dedo para que o anúncio traga resultado e o valor gasto valha a pena.
Exemplos de Landing Pages eficientes
Quer entender melhor como são as Landing Pages? Aqui vão dois exemplos de páginas desse tipo criadas pela Studio Visual.
Pátio Central Cambuci — Essa Landing Page foi criada para a Direcional Engenharia, com o objetivo de divulgar o novo condomínio. Veja como foi empregado o esquema de cores, imagens e texto.
DO IT — A Landing Page foi criada para divulgar o empreendimento da Riva Incorporadora. Os elementos foram pensados para atrair o usuário, mostrando todos os benefícios da oferta. Observe o uso de CTAs.
Esses são apenas dois exemplos para ilustrar o cuidado com que uma página desse tipo deve ser criada para se obter bons resultados!
Ferramentas para criar Landing Pages
Podem ser usadas diversas ferramentas para criar uma Landing Page. A mais indicada é o WordPress.
O CMS é o mais utilizado para criação de websites, por oferecer uma alta personalização e desempenho excelente.
As oportunidades de criação em uma ferramenta desse tipo são inúmeras, isso traz uma liberdade criativa e estratégica maior, impactando diretamente nos resultados.
Perguntas frequentes sobre Landing Pages
Ainda tem questões sobre as Landing Pages? Não se preocupe, aqui vão algumas das perguntas mais comuns.
Devo me preocupar com SEO da Landing Page?
Sim! O SEO é extremamente importante em uma Landing Page, principalmente se o objetivo for aparecer entre os primeiros resultados nas ferramentas de busca.
Quais métricas acompanhar?
Algumas métricas importantes em Landing Pages são o número de acessos, número de cliques, conversões e tempo de permanência.
Qual a relação das Landing Pages com os resultados?
Estão diretamente ligados. Uma Landing Page é criada justamente para trazer conversões e resultados para a empresa.
Faça sua Landing Page com a Studio Visual
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Nosso time está pronto para te ouvir e colocar as ideias em prática, buscando os melhores resultados. Entre em contato conosco!
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