O que é o Google Search Console?

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 12 de setembro de 2024

O Google Search Console é uma plataforma criada pela Google para acompanhamento do desempenho de páginas na ferramenta de busca. 

Ele também conta com ferramentas que ajudam a indexar corretamente o site, assim ele aparecerá para os usuários que buscam assuntos relacionados.

É uma plataforma muito importante e útil se o seu objetivo é alcançar mais pessoas por meio do marketing digital! 

Saiba mais sobre o Google Search Console e suas funções. Continue a leitura!

 Como funciona o Search Console?

A ferramenta é muito completa, são várias funcionalidades voltadas para o acompanhamento do seu website no algoritmo do Google. 

Com ela, você pode identificar informações de tráfego, como de onde ele vem, impressões e cliques por página.

Além disso, é possível otimizar o que não está 100% com as sugestões de melhorias oferecidas pelo próprio Search Console. 

Ou seja: é muito útil para o SEO, em geral, por acompanhar cada uma dessas métricas e mudanças. 

O Search Console funciona em um website próprio que pode ser acessado de qualquer navegador, bastando apenas criar sua conta na plataforma e informar qual página do seu site deve ser analisada.

Conceitos importantes

Antes de tudo, é importante entender o que significam alguns termos muito usados pelo Search Console. 

Em caso de dúvidas, você pode também consultar o nosso Glossário, repleto de significados de palavras encontradas nas estratégias de marketing. Vamos lá!

O que são impressões, posição e cliques?

Quando se fala em impressões, se trata das “visualizações” que o seu website teve, quantas vezes ele foi exibido no geral.

Já a posição significa o lugar onde o site se encontra entre os outros mostrados nas buscas. Então, quanto menor o número, melhor! 

Por fim, os cliques são efetivamente às vezes em que um usuário clicou em seu endereço de URL para acessar a página. 

Adicionar uma propriedade ao Google Search Console

Para começar a usar o Search Console, você precisa adicionar uma propriedade. Assim, você comprova que o website pertence a você. 

O processo conta com algumas fases de verificação, e você também pode escolher quais as páginas que serão incluídas na ferramenta. 

Por ser uma tarefa que demanda um conhecimento maior, o mais indicado é ter ajuda profissional nesse momento de cadastro, ok?

Como navegar nos relatórios do Google Search Console

Após cadastrar o seu website, chegou a hora de acessar os relatórios da ferramenta. 

São várias análises, vamos explicar melhor cada uma delas e a importância desses dados para o acompanhamento do site na página de buscas do Google. 

Aspectos de pesquisa (Search Appearance)

Nessa seção do Search Console ficam vários tópicos que tratam da aparência do seu website nas pesquisas do Google. 

Com ele, você pode ver os snippets, trechos de destaque, sitemaps e orientações gerais sobre o aspecto de pesquisa.

Dados Estruturados

Os dados estruturados são usados para entender melhor o conteúdo da página, e assim indexar as páginas de forma mais inteligente nos resultados de pesquisa. 

Basicamente, você consegue determinar o que é cada parte de uma página na web, facilitando e agilizando o trabalho do algoritmo. Isso aumenta as chances de indexação.

Melhorias no site

O Google Search Console também conta com várias ferramentas que podem melhorar o desempenho do seu site. 

Entre elas, relatórios de desempenho, cobertura, AMP e links. Tudo isso pode te ajudar a entender o que pode ser mudado ou adaptado na estratégia. 

Links para o site

A estratégia de links também é muito importante para os resultados nas pesquisas do Google. 

Além dos links internos do seu site, também é possível analisar no Search Console os links externos, aqueles que tornam a sua página uma referência para o algoritmo de buscas. 

Tráfego de Pesquisa (Search Traffic)

Search Traffic é uma seção da ferramenta que traz informações sobre o tráfego do site, principalmente do tráfego orgânico. 

Ela mostra as palavras-chave que mostraram seu site na busca, quais as páginas acessadas, os países com tráfego, de que dispositivo ocorreu o acesso e até mesmo compara com outras datas.

Facilidade de uso em dispositivos móveis

Outra ferramenta útil avalia a usabilidade do site em dispositivos móveis. Afinal, atualmente é essencial que as páginas se comportem bem em aparelhos mobile, que são a maioria. 

O que acompanhar no Google Search Console?

Existem várias métricas de acompanhamento no Search Console, mas, algumas demandam uma verificação mais frequente. São elas:

  • Impressões
  • Cliques
  • CTR (Click Through Rate, Taxa de Cliques)
  • Posição
  • Problemas de Segurança

Esses pontos merecem atenção redobrada porque influenciam diretamente nos resultados das páginas analisadas. 

Estudar essas métricas também permite a realização de ajustes na estratégia de marketing orgânico ou pago, pois com elas entendemos melhor o que tem funcionado. 

Especialistas no Google Search Console

O Search Console é essencial para que a sua página na web esteja entre as primeiras no Google. Porém, a ferramenta não é para leigos. 

Conte com o apoio de profissionais que entendem sobre SEO e podem usar essa plataforma para alavancar seus resultados. 

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!

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