Vivemos numa época em que o mundo virtual já é praticamente tão importante quanto o físico.
E quando vivenciamos épocas de crise e quarentena, como a que vivemos hoje, isso fica ainda mais evidente.
No que diz respeito ao comércio eletrônico, o mercado digital de lojas virtuais, vem se destacando cada vez mais e vem movimentando muito dinheiro.
Quando pegamos os exemplos de grandes players do mercado, como a Magazine Luiza, percebemos a força do digital,
As lojas estão ampliando suas operações nesse ambiente e conquistando muito mais clientes do que conseguiriam imaginar em seus pontos físicos.
Isso tudo acontece porque a loja virtual amplia a sua capacidade de atendimento, exclui as fronteiras de atendimento e possibilita inclusive, a criação de marketplaces onde terceiros vendem seus produtos dentro da sua plataforma.
Além disso, vale destacar a possibilidade de continuação das vendas da loja mesmo em épocas de crise.
Muitas lojas estão mantendo suas operações e conseguindo passar pela crise do corona vírus, graças às suas lojas virtuais.
Se tudo isso que falamos ainda não for o suficiente para lhe convencer a ter uma loja virtual, separamos algumas outras vantagens e fizemos um comparativo entre loja física e virtual, veja a seguir:
Principais vantagens da loja virtual
Comodidade para o cliente e para o lojista
Uma das principais vantagens da loja virtual, que inclusive possibilita que a operação de várias lojas ao redor do Mundo continuem aquecidas apesar do corona vírus, é a comodidade.
O cliente não precisa sair de casa para efetuar uma compra, isso é um fator fundamental e facilitador de vendas.
A compra se torna um processo fácil e que não exige praticamente nenhum esforço por parte do consumidor.
Para o lojista, a loja virtual também é muito cômoda, já que sua operação exigirá menos funcionários e nenhum gasto com ponto físico.
24 horas por dia 7 dias da semana
Na loja virtual não temos nenhuma barreira de dia e horário de funcionamento, manter uma operação no Domingo, ou num feriado é algo extremamente simples já que não requer o uso de mão de obra física.
A possibilidade de funcionar qualquer dia e horário é outra grande vantagem, inclusive, acredite se quiser, várias vendas também ocorrem de madrugada.
Facilidade no monitoramento de resultados
A loja virtual também possibilita um monitoramento e uma análise muito mais qualificada das pessoas que visitam e que compram na sua loja.
Por meio de ferramentas como Google Analytics conseguimos saber sobre a idade das pessoas que visitam seu site, principais interesses, entre outras informações.
Facilidade de monitoramento do desempenho
Além do monitoramento dos usuários que acessam a nossa loja virtual também conseguimos monitorar o desempenho dessa loja, de uma forma muito mais facilitada do que na loja física.
Isso porque, por meio de ferramentas como o Google Analytics, é possível analisar quanto tempo os usuários estão gastando na nossa loja, quais são as páginas de maior interesse e até qual é o caminho que o usuário executa dentro da loja, em qual página ele entra e em qual ele sai.
Além disso é possível analisar os principais canais de aquisição desse usuário, por exemplo, conseguimos analisar se ele chegou até nossa loja por meio de campanhas de e-mail marketing, redes sociais ou por meio de anúncios pagos.
A análise de desempenho é bem minuciosa, e consegue oferecer para o lojista diversos insights valiosos.
Além do Google Analytics, também destacamos o uso da ferramenta Hotjar, que permite analisar a tela do usuário que acessa ao site.
Com o Hotjar, você irá gravar a tela do seu usuário ao visitar a sua loja. Isso é fundamental para uma análise de usabilidade e experiência do seu site.
Principais diferenças entre loja física e loja virtual
Com a análise desenvolvida das principais vantagens de se ter uma loja virtual, acreditamos que conseguimos esclarecer algumas das principais diferenças dos dois tipos de loja.
Mas para finalizar, gostaríamos de destacar que a loja virtual é uma opção essencial, principalmente quando pensamos em momentos de crise, que nos permite quebrar diversas barreiras físicas.
Por meio dela, quebramos por exemplo, a barreira das visitas em localizações onde sua empresa não está presente, assim como diminuímos os gastos para se criar a loja, como o alto gasto em infraestrutura.
No final das contas, ter uma loja virtual é uma opção muito mais barata no que diz respeito à operação.
Mas se atente, não estamos falando para você descartar a loja física, nem que ela não seja mais importante.
O que queremos dizer é que a loja virtual pode muito bem complementar e até superar as vendas das lojas físicas, mas uma não exclui a outra, e muitas empresas conseguem lucros excelentes mantendo as duas formas de operação.
O fato é que ainda existe um público desconfiado e que não se adaptou às vendas online, mas isso tem mudado a cada ano que passa e lojas que ainda não se encontram na internet estão perdendo espaço para diversos concorrentes do setor, que já possuem uma forte presença online.
Faça sua loja virtual com a Studio Visual
Muitas lojas estão se mantendo nesse momento de crise graças às suas lojas virtuais.
Mas lembramos que uma loja virtual por si só, não irá garantir vendas. Além de ser bonita, sua loja deve ser funcional, ter uma boa performance, e ser otimizada para os mecanismos de busca.
Um site por si só não gera vendas. Para gerar vendas você precisa ter uma excelente estrutura para o seu usuário acessar e efetuar a compra.
Além disso é fundamental trabalhar estratégias de marketing digital para gerar tráfego qualificado nesse site. Inclusive, recomendamos que você confira algumas tendências de marketing digital para 2020.
Caso você queira desenvolver um loja virtual profissional para a sua empresa, que tenha boa usabilidade, estrutura, performance acima do mercado, entre em contato conosco.
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