O sucesso no mercado digital depende de muitos fatores, entre eles podemos citar o SEO, marketing de conteúdo, anúncios digitais e muitos outros.
Porém, o que realmente faz com que esses fatores funcionem é a estratégia. Com objetivos bem definidos e um planejamento de conteúdo baseado em dados, logo a sua empresa verá os resultados.
Neste artigo explicaremos como a sua empresa pode investir em SEO e marketing de conteúdo com estratégias inteligentes e bons resultados. Continue lendo!
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas que auxiliam o seu site a ser bem-sucedido entre os usuários e na SERP (Search Engine Results Page) — a página de buscas do Google e outros mecanismos.
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo depende do SEO para alcançar seus objetivos. É com a ajuda do SEO On Page, por exemplo, que podemos criar conteúdos que atraem tráfego e convertem.
O SEO também está presente na parte técnica do site e no SEO Off Page. Tudo isso influencia o desempenho do site, sendo diretamente ligado à construção de autoridade e aprovação das pessoas usuárias.
O SEO pode ser uma ótima forma de entender o que a sua persona está buscando, quais são as suas dúvidas e como ela se comporta.
Com isso, é possível aplicar as boas práticas de SEO aos mais diversos tipos de conteúdos. Veja a seguir alguns exemplos de como podemos aplicar as estratégias de SEO ao marketing de conteúdo:
A definição de categorias e subcategorias é muito importante para a navegação dos usuários no seu site.
Com o estudo de keywords relacionadas ao seu site, é possível definir quais são as categorias e subcategorias, organizando o conteúdo de uma forma mais inteligente e intuitiva.
Páginas de produto também podem ser otimizadas com a ajuda do SEO. Ao trabalhar as palavras-chave corretamente, imagens otimizadas, e bons textos, as páginas institucionais e de produto podem ter um desempenho muito melhor.
O SEO é um dos alicerces da produção de conteúdo para blog. Isso porque é com um blog que a sua empresa terá mais espaço para trabalhar com as palavras-chave.
Ao montar um blog otimizado em SEO, facilmente a sua empresa aumentará a notoriedade da marca e terá destaque entre o seu público.
Engana-se quem pensa que somente conteúdos em texto podem ser otimizados para SEO.
Hoje, com o aumento das buscas por conteúdos multimídia, principalmente por vídeos, o SEO também pode ajudar a conectar o seu público-alvo à sua marca.
Nesse segmento, aplicado ao YouTube, podemos inserir palavras-chave na descrição do vídeo, nas subdivisões do vídeo (intitulando cada uma) e nas hashtags do conteúdo.
Além disso, conteúdos textuais que contam com complementos em vídeo tendem a ter um melhor desempenho nos mecanismos de busca, incentivando que as empresas trabalhem com ambos os segmentos.
Embora o SEO não influencie diretamente na produção de newsletter, o desempenho de um pode ajudar o desempenho do outro.
Isso porque o SEO é focado em atrair tráfego e destacar sites populares entre o seu público. Já a newsletter é uma forma de reter o público.
Sendo assim, o trabalho com e-mail marketing, marketing de conteúdo e SEO precisa ser interligado, com um dando suporte ao outro.
Infográficos, assim como os conteúdos em vídeo, são muito importantes para o alto desempenho de SEO em produção de conteúdo.
Ao inserir conteúdos ricos em informações, o seu site não somente trabalha um fator de SEO (de conteúdos multimídia), mas também oferece um atributo a mais aos usuários.
A produção de conteúdo é uma das frentes da estratégia de marketing digital. O seu propósito é atrair tráfego ao site e posicioná-lo como autoridade em seu segmento.
Os benefícios disso são:
A produção de conteúdo pode ser feita de diversas formas. As mais comuns, quando falamos em marketing de conteúdo, são blog e redes sociais.
Outras opções incluem podcasts, canais de vídeos, e-books, newsletter e outros recursos multimídia.
O que essas produções têm em comum é o objetivo de criar um conteúdo rico que dá autoridade à marca.
O SEO e a produção de conteúdo são ótimos meios de conquistar tráfego e conversões no seu site.
Porém, de nada adianta se a sua marca não tiver uma estratégia sólida de marketing.
Uma boa estratégia de conteúdo precisa considerar os seguintes pontos antes de ser colocada em prática:
Os objetivos devem ser claros e definidos no início do projeto. Quais resultados a sua marca quer alcançar com essa estratégia?
Esses objetivos podem ser vários, mas devem ser metrificados. Por isso, o ideal é seguir uma estratégia com definição de KPIs.
A persona, ou buyer persona, é o seu cliente ideal. Esse perfil hipotético deve considerar quais pessoas a sua marca quer manter um relacionamento.
Dessa forma podemos definir tom de voz, estratégias de design e outros recursos que tornem o conteúdo produzido mais atrativo à persona.
O algoritmo do Google está em constante mudança e isso afeta diretamente a sua estratégia de SEO.
Por isso é indispensável que a sua marca conte com profissionais altamente qualificados, atentos às atualizações e às mudanças que podem ser necessárias na sua estratégia.
As palavras-chave, ou keywords, são fundamentais para estruturar a sua estratégia de marketing de conteúdo com SEO.
Elas precisam ser relacionadas à sua marca, nicho de mercado e interesses da persona.
Ao realizarmos uma pesquisa de keywords, encontraremos as principais dúvidas dos usuários sobre determinado assunto.
Assim, podemos responder às perguntas e criarmos um conteúdo qualificado em informação ao usuário.
Além de produzir conteúdos de qualidade, também é muito importante mantê-los atualizados e otimizados para SEO.
A otimização On-Page analisa pontos importantes para o SEO, como title tag, meta description, hierarquia de headings, extensão do conteúdo, densidade de palavra-chave, entre outros.
Ao consertar pequenos erros nesses pontos, identificados em uma auditoria SEO, podemos melhorar o desempenho de uma página já existente.
O link building é uma das partes mais importantes para o ranqueamento do seu site. Além de ter uma boa estratégia de backlinks — com parceiros do seu nicho — o seu site também precisa ser rico em linkagens internas.
Dessa forma, melhoram-se os indicadores de link juice e, consequentemente, a autoridade do seu site.
A hierarquia de conteúdo é outro ponto muito importante para a sua estratégia de marketing de conteúdo em SEO.
Ao definir uma hierarquia de conteúdos que precisam ser criados, entendendo como eles se relacionam e podem se fortalecer, você demonstra entender do assunto e oferece conteúdos mais ricos e complementares.
Essa estratégia também é muito útil para manter o usuário no seu site, lendo artigos relacionados ao conteúdo que o levou até lá.
Grandes empresas precisam de sites bem estruturados, responsivos, seguros e com conteúdo de qualidade. Todos esses fatores são indispensáveis para se destacar no mundo digital.
Por isso, a sua empresa deve contar com os melhores profissionais do mercado para tornar as suas metas em realidade.
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