Entenda: Bluesky pode ser banido como o X?

Com a recente suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, muitos usuários migraram para outras plataformas em busca de novas interações. Uma das que mais ganhou destaque foi o Bluesky, criado pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey. Mas será que essa nova rede social está imune aos mesmos problemas que levaram à proibição do X?

A legislação brasileira exige que empresas estrangeiras que operam no país tenham um representante legal. Essa exigência visa garantir que haja um canal de comunicação entre as autoridades e as empresas, além de facilitar a resolução de possíveis conflitos.

O Bluesky, assim como o X antes da suspensão, ainda não possui um representante legal no Brasil.

A internet desafia as fronteiras geográficas, tornando a aplicação de leis em um ambiente digital uma tarefa complexa. A simples possibilidade de um brasileiro acessar um site estrangeiro não significa necessariamente que essa empresa esteja sujeita às leis brasileiras.

No entanto, quando uma empresa estrangeira oferece seus serviços a um grande número de usuários brasileiros e coleta dados pessoais desses usuários, a aplicação da legislação brasileira se torna mais provável.

A suspensão do X no Brasil ocorreu devido ao descumprimento de ordens judiciais e à falta de um representante legal no país. A empresa, que já tinha uma presença física significativa no Brasil, encerrou suas operações de forma abrupta, o que agravou a situação.

Então, o Bluesky pode ser banido no Brasil?

O Bluesky ainda está em fase de crescimento e não possui a mesma estrutura que o X tinha no Brasil. Apesar disso, a plataforma já demonstra interesse em cumprir a legislação brasileira e está em contato com advogados para regularizar sua situação.

A possibilidade de o Bluesky ser suspenso no Brasil é real, mas ainda depende de como a plataforma irá se posicionar frente às exigências legais brasileiras. Caso a empresa não nomeie um representante legal e não cumpra as ordens judiciais, poderá sofrer as mesmas consequências que o X.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024