Inteligência Artificial e SEO: a tecnologia pode mudar a otimização?

O SEO é o grande trunfo de várias empresas, o canal principal para atrair clientes e aumentar o reconhecimento de marca. 

Sim, a otimização para ferramentas de busca, principalmente o Google, é muito poderosa e pode alavancar o seu negócio. Porém, esse tipo de estratégia pode passar por mudanças nos próximos tempos. Vamos explicar por quê.

Muito se fala sobre Inteligência Artificial ultimamente, e o Google, claro, não vai ficar atrás. Recentemente, a empresa lançou o Bard, sua aposta em IA.

Mas, o que liga a Inteligência Artificial e SEO? Pois bem, quando pesquisamos algo na ferramenta, os primeiros resultados são anúncios, seguidos de resultados orgânicos alcançados por meio do SEO.

Se o Google começar a incluir respostas do Bard logo no topo da página, os resultados orgânicos perderão espaço e, possivelmente, verão uma redução nos cliques. 

Afinal, a resposta que o usuário procura está ali, logo no topo da tela, sem necessidade de entrar em algum link. 

É importante mencionar que o Google ainda não divulgou detalhes sobre como o Bard será utilizado na busca. 

Essa hipótese afetaria bastante os anúncios da plataforma, então a empresa deve pensar bastante se vale a pena perder essa receita para divulgar sua Inteligência Artificial.

Como me preparar para unir Inteligência Artificial e SEO?

Com o avanço do Bard e a análise da popularidade e utilidade da inteligência, o Google irá decidir como serão mostrados os resultados. Ou seja: eles podem continuar como estão, ou sofrer alterações. 

Se os resultados orgânicos acabarem perdendo espaço, a melhor estratégia será manter a sua empresa no topo. 

Imagine: se um usuário não encontrar a resposta completa com auxílio da IA, ele irá clicar no primeiro resultado abaixo dela. Se for o seu, pronto! Você alcançou um novo possível lead. 

Portanto, a melhor escolha para o seu negócio, com ou sem a IA do Google, é investir em conteúdo de qualidade para alcançar as primeiras posições nas pesquisas

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança Gemini CLI: inteligência artificial direto no terminal

O Google anunciou o lançamento do Gemini CLI, uma nova ferramenta de código aberto que promete mudar a forma como…

1 de julho de 2025

O que é Malware e como ele ameaça a segurança digital da sua empresa?

Se o site da sua empresa lida com dados de clientes, realiza transações ou simplesmente é um canal importante de…

25 de junho de 2025

Equipe de IA WordPress é formada para acelerar inovações na plataforma

O WordPress acaba de anunciar a criação de uma equipe oficial dedicada ao desenvolvimento de soluções com Inteligência Artificial (IA).…

30 de maio de 2025

Google revela dicas para ter sucesso com conteúdo para IA na Busca

A Pesquisa do Google está mudando, e seu conteúdo precisa acompanhar essa transformação. Com a introdução das experiências de IA…

29 de maio de 2025

WordPress.com lança construtor de sites com inteligência artificial

A plataforma WordPress.com acaba de dar um passo ousado no mundo da criação de sites: lançou um novo construtor com…

15 de abril de 2025

Falha no WinRAR permite execução de arquivos perigosos sem aviso

Usuários do WinRAR, atenção: uma falha de segurança grave foi corrigida na versão 7.11 do programa. A vulnerabilidade, identificada como…

8 de abril de 2025