Inteligência Artificial e SEO: a tecnologia pode mudar a otimização?

O SEO é o grande trunfo de várias empresas, o canal principal para atrair clientes e aumentar o reconhecimento de marca. 

Sim, a otimização para ferramentas de busca, principalmente o Google, é muito poderosa e pode alavancar o seu negócio. Porém, esse tipo de estratégia pode passar por mudanças nos próximos tempos. Vamos explicar por quê.

Muito se fala sobre Inteligência Artificial ultimamente, e o Google, claro, não vai ficar atrás. Recentemente, a empresa lançou o Bard, sua aposta em IA.

Mas, o que liga a Inteligência Artificial e SEO? Pois bem, quando pesquisamos algo na ferramenta, os primeiros resultados são anúncios, seguidos de resultados orgânicos alcançados por meio do SEO.

Se o Google começar a incluir respostas do Bard logo no topo da página, os resultados orgânicos perderão espaço e, possivelmente, verão uma redução nos cliques. 

Afinal, a resposta que o usuário procura está ali, logo no topo da tela, sem necessidade de entrar em algum link. 

É importante mencionar que o Google ainda não divulgou detalhes sobre como o Bard será utilizado na busca. 

Essa hipótese afetaria bastante os anúncios da plataforma, então a empresa deve pensar bastante se vale a pena perder essa receita para divulgar sua Inteligência Artificial.

Como me preparar para unir Inteligência Artificial e SEO?

Com o avanço do Bard e a análise da popularidade e utilidade da inteligência, o Google irá decidir como serão mostrados os resultados. Ou seja: eles podem continuar como estão, ou sofrer alterações. 

Se os resultados orgânicos acabarem perdendo espaço, a melhor estratégia será manter a sua empresa no topo. 

Imagine: se um usuário não encontrar a resposta completa com auxílio da IA, ele irá clicar no primeiro resultado abaixo dela. Se for o seu, pronto! Você alcançou um novo possível lead. 

Portanto, a melhor escolha para o seu negócio, com ou sem a IA do Google, é investir em conteúdo de qualidade para alcançar as primeiras posições nas pesquisas

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