Projeto torna Internet das Coisas mais barata e sustentável

A Internet das coisas (IoT) é um campo em rápido crescimento, com o potencial de transformar como as pessoas vivem e trabalham. A popularidade da IoT tem sido limitada pelo alto custo dos sensores e dispositivos conectados, mas isso pode estar prestes a mudar.

Graças aos pesquisadores da Simon Fraser University, no Canadá, a impressão 3D e a fabricação aditiva estão sendo usadas para criar sensores novos e mais baratos. Isso permitiria que os dispositivos IoT fossem produzidos em massa, tornando-os mais acessíveis para o público, além de mais sustentáveis.

Sob liderança do professor Vincenzo Pecunia, o projeto visa equipar objetos e ambientes cotidianos por meio de sensores inteligentes, melhorando a distribuição de dados no dia a dia.

Segundo Pecunia, “as tecnologias de semicondutores convencionais exigem processamento complexo, com intensidade de energia e caro, mas os semicondutores imprimíveis podem fornecer produtos eletrônicos com pegada de carbono e custo muito menores, pois podem ser processados ​​por impressão ou revestimento, que exigem muito menos energia e consumo de materiais”.

Além disso, a impressão 3D também permite a personalização dos sensores, o que significa que eles podem ser projetados especificamente para atender às necessidades de um determinado setor ou aplicação. Isso aumentaria a eficiência e a precisão dos dispositivos IoT.

A Internet das Coisas no Brasil

A IoT tem muitas aplicações em vários setores, incluindo saúde, transporte, indústria, agricultura, segurança, entre outros. Entre alguns exemplos, os sensores IoT podem ser usados para monitorar a saúde dos pacientes, melhorar a eficiência no transporte e na logística, aumentar a segurança e a eficiência na indústria, entre outras.

No Brasil, ainda temos projetos em andamento para investir no desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia, com a fabricação de dispositivos no Brasil e o uso regulamentando dessas ferramentas no dia a dia do brasileiro.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024