Twitter Blue e taxa da App Store: Elon Musk atrasa lançamento de função paga

O novo CEO do Twitter, o bilionário Elon Musk, adiou novamente o retorno do chamado “Twitter Blue”, função paga da plataforma de textos curtos.

Lançado inicialmente no começo de novembro e suspenso após problemas com a verificação de perfis falsos, o Twitter Blue foi um projeto da nova administração de Elon Musk para tornar a plataforma mais lucrativa. O empresário também realizou diversas demissões, assim como várias Big Techs, após comprar a companhia por cerca de 44 bilhões de dólares.

No entanto, o retorno do Twitter Blue, que estava previsto para o dia 29 de novembro, foi novamente adiado devido à nomeada “taxa secreta” da Apple Store, loja de aplicativos nos smartphones da marca Apple.

O que é a “taxa secreta” da Apple Store?

Apesar do nome dado por Elon Musk em tweets recentes, a taxa de 30% na venda in-app, seja assinatura ou compra única, é uma cobrança feita pelo uso do mecanismo de pagamento da Apple.

A diferença principal, no caso da Apple, é que o sistema iOS não permite o uso de outros métodos de pagamento, diferentemente dos celulares com a tecnologia Android.

Essa taxa de 30% afetaria diretamente os lucros que Musk pretende ter com o Twitter Blue, obrigando o empresário a optar entre pagar ou utilizar métodos de pagamentos externos, o que é explicitamente proibido nos apps que integram a loja virtual da Apple.

Apesar de existirem críticas a essa taxação, ela não é secreta: a política foi anunciada por Steve Jobs, ainda em 2008, e é conhecida por desenvolvedores e empresas que pretendem colocar o aplicativo na loja.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on 12 de setembro de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

Google Gems: chatbots personalizados do chegam para Gmail, Drive e Docs

O Google deu mais um passo na integração de sua inteligência artificial aos principais serviços da empresa. Os Gems, versões…

3 de julho de 2025

Cloudflare bloqueará crawlers de IA automaticamente, entenda

A Cloudflare, empresa responsável por proteger uma fatia considerável da internet global, anunciou uma medida que promete mudar a forma…

2 de julho de 2025

Google lança Gemini CLI: inteligência artificial direto no terminal

O Google anunciou o lançamento do Gemini CLI, uma nova ferramenta de código aberto que promete mudar a forma como…

1 de julho de 2025

O que é Malware e como ele ameaça a segurança digital da sua empresa?

Se o site da sua empresa lida com dados de clientes, realiza transações ou simplesmente é um canal importante de…

25 de junho de 2025

Equipe de IA WordPress é formada para acelerar inovações na plataforma

O WordPress acaba de anunciar a criação de uma equipe oficial dedicada ao desenvolvimento de soluções com Inteligência Artificial (IA).…

30 de maio de 2025

Google revela dicas para ter sucesso com conteúdo para IA na Busca

A Pesquisa do Google está mudando, e seu conteúdo precisa acompanhar essa transformação. Com a introdução das experiências de IA…

29 de maio de 2025