Twitter Blue e taxa da App Store: Elon Musk atrasa lançamento de função paga

Twitter Blue e taxa da App Store
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 24 de abril de 2024

O novo CEO do Twitter, o bilionário Elon Musk, adiou novamente o retorno do chamado “Twitter Blue”, função paga da plataforma de textos curtos.

Lançado inicialmente no começo de novembro e suspenso após problemas com a verificação de perfis falsos, o Twitter Blue foi um projeto da nova administração de Elon Musk para tornar a plataforma mais lucrativa. O empresário também realizou diversas demissões, assim como várias Big Techs, após comprar a companhia por cerca de 44 bilhões de dólares.

No entanto, o retorno do Twitter Blue, que estava previsto para o dia 29 de novembro, foi novamente adiado devido à nomeada “taxa secreta” da Apple Store, loja de aplicativos nos smartphones da marca Apple.

O que é a “taxa secreta” da Apple Store?

Apesar do nome dado por Elon Musk em tweets recentes, a taxa de 30% na venda in-app, seja assinatura ou compra única, é uma cobrança feita pelo uso do mecanismo de pagamento da Apple.

A diferença principal, no caso da Apple, é que o sistema iOS não permite o uso de outros métodos de pagamento, diferentemente dos celulares com a tecnologia Android.

Essa taxa de 30% afetaria diretamente os lucros que Musk pretende ter com o Twitter Blue, obrigando o empresário a optar entre pagar ou utilizar métodos de pagamentos externos, o que é explicitamente proibido nos apps que integram a loja virtual da Apple.

Apesar de existirem críticas a essa taxação, ela não é secreta: a política foi anunciada por Steve Jobs, ainda em 2008, e é conhecida por desenvolvedores e empresas que pretendem colocar o aplicativo na loja.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também