O assunto que iremos abordar hoje está sendo cada vez mais importante para a avaliação do seu site nos mecanismos de busca. Hoje vamos falar sobre a velocidade do site e os motivos que o tornam tão importante.

Várias empresas, de diferentes tamanhos e segmentos estão buscando uma boa velocidade, performance e otimizações de SEO para os seus sites.

Isso porque ter um site bonito na internet, hoje em dia, já não é o suficiente, e outros quesitos são fundamentais para o sucesso da sua empresa no ambiente online.

Diferenciais competitivos, como a velocidade de carregamento do site e boa usabilidade, podem ser o ponto de diferença que fará você se destacar em relação a seus concorrentes.

Nesse post vamos explorar as principais vantagens de se ter um site veloz, vamos às dicas?

Velocidade do site

Velocidade do site

Velocidade do site, por que isso importa?

Usuário sem paciência (taxa de rejeição)

Vivemos numa sociedade cada vez mais dinâmica e objetiva. As pessoas querem respostas rápidas e vivem um estilo de vida cada vez mais intenso.

Esse novo estilo de vida social pode ser visto também na forma como os usuários acessam e utilizam as plataformas online, como apps, sites e lojas virtuais.

Elas buscam as informações que precisam de uma forma veloz, e caso seu site não fornceça essa solução rapidamente no seu conteúdo, ou caso ele demore muito tempo para carregar, as pessoas não terão paciência e sairão dele antes mesmo de visualiza-lo.

Pessoas que saem rapidamente do conteúdo geram um outro problema para o seu site, entenda no próximo tópico.

Conversões

Quando os usuários ficam pouco tempo no seu site ou saem antes dele carregar, você acaba recebendo menos conversões, ou seja, consegue menos cadastros, leads e vendas.

O ideal é que o seu usuário fique o maior tempo possível no site, para que possa aprender mais sobre a sua empresa e acabe tomando a decisão de compra ou conversão no site da empresa.

Um site lento gera poucas conversões, consequentemente atrapalha toda a sua empresa no ambiente online.

A velocidade do site influencia na classificação do Google

A velocidade do site influencia na classificação do Google

Boa classificação nos mecanismos de busca

Outro ponto fundamental para a velocidade do site é a classificação nos mecanismos de busca.

Trata-se de um dos critérios de avaliação do Google para os sites da internet.

Isso porque além de prezar a informação buscada por seus usuários, o Google também se preocupa com a  experiência que este tem ao navegar no seu site.

Sendo assim, o Google prioriza sites que tenham boa usabilidade, rápidos e que sejam otimizados para diferentes dispositivos.

Aumento do tráfego direcionado ao site

Com a boa classificação em mecanismos de busca, você consequentemente consegue muito mais visitas para o seu site e também conversões (quando esse tráfego é qualificado).

Em síntese ter um site veloz te ajuda a manter por mais tempo os visitantes dentro do seu site e consequentemente conquistar novos, que podem virar novos clientes.

Velocidade do site influencia na quantidade de tráfego recebido

Velocidade do site influencia na quantidade de tráfego recebido

Como analisar e melhorar a velocidade do meu site?

Agora que você viu a importância de se ter um site veloz está na hora de partir para a ação!

Para isso existem diversas ferramentas e formas de se analisar e melhorar a velocidade do seu site.

Separamos um material especial, desenvolvido por nossos profissionais que vai te dar todos os passos para analisar e otimizar a performance do seu site.

Confira: Ebook Gratuito – Como a performance do seu site influencia nas suas metas.

Esperamos ter ajudado a entender a importância de se ter um site veloz. Aprofundar nesse tema é fundamental para que você consiga se diferenciar da sua concorrência!