Como adaptar o site da sua empresa na pandemia?

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 8 de maio de 2020

Descubra como não deixar sua empresa parada durante a crise do Coronavírus

Quer saber como adaptar o site da sua empresa na pandemia?

Com a disseminação do COVID-19 (coronavírus), o mundo inteiro enfrenta uma pandemia. Estamos vivenciando um cenário totalmente novo na sociedade, o que obrigou empresas a mudarem suas estratégias para sobreviver ao mercado.

Como muitas cidades estão em estado de quarentena, as pessoas são obrigadas a ficarem em casa e estão cada vez mais conectadas.

Portanto, para se adaptar à nova realidade, as empresas precisam investir no mundo online. Descubra, neste artigo, táticas para renovar o seu negócio e conseguir clientes em meio a pandemia.

 

Conteúdo:

 

Como inovar em meio uma crise mundial?

O ponto chave é lembrar que os clientes não sumiram, eles ainda existem. Porém, mudou-se a forma de consumo e apropriação dos bens. Por isso, a palavra de ordem é: inovar.

Isso significa, portanto, que, independente do tamanho do seu negócio, é preciso se transformar para lidar com a nova realidade e bolar novas estratégias para chegar no seu público-alvo usando a internet a seu favor. Quer saber como? Confira, ao longo do artigo, estratégias para impulsionar seu negócio.


Como usar o site da empresa para alavancar seu negócio na internet?

Para tentar reverter a situação de estagnação econômica em que entramos, as empresas precisam se renovar, e isso também se reflete no mundo virtual.

Por conta do isolamento social, atualmente, todo mundo está na internet. Use isso a seu favor. Esse é um nicho que deve ser explorado ao máximo, mas com muita sabedoria.

Veja algumas dicas para você inovar e alavancar seu negócio online, captando mais clientes nessa nova realidade social.

  • Tenha foco na comunidade local da sua empresa: é importante investir na região onde está o seu negócio. Foque nos usuários da comunidade local e descubra o que eles estão procurando e o que você pode oferecer a eles de uma forma única. 
  • Faça adaptação dos setores de serviço: novas situações, pedem novas medidas. É preciso adaptar os setores que se tornaram improdutivos para o novo cenário. Capacite seus funcionários para adquirir novas habilidades. Invista em um bom atendimento digital.
  • Reformule as estratégias de marketing digital e social media: adaptar as estratégias de Marketing Digital é a melhor saída para o seu negócio. Utilize as mídias sociais para chegar em mais pessoas, mas lembre-se de focar nos clientes que já tem e usar estratégias para que ele continue consumindo o seu produto.
  • Utilize o WhatsApp Business para atendimento e vendas: comece a usar o WhatsApp Business a seu favor. Essa é uma ótima ferramenta para continuar vendendo a sua marca. Ele permite a criação de um montar um catálogo de produtos e atender diretamente os pedido
  • Produza vídeos: Vídeos, stories e lives podem ser formas eficazes de se comunicar com o seu público. Não é necessário vender o seu produto o tempo todo, faça um conteúdo interessante que possa levar os usuários para a sua página ou blog.
  • Demonstre responsabilidade social: não seja oportunista. Tenha em mente que estamos passando por um momento delicado e usar a fragilidade das pessoas nesse momento para lucrar pode fazer com que seu negócio seja mal visto por muitos usuários. 

 

Como usar seu site como ferramenta para marketing digital durante a pandemia?

Um bom estrategista consegue ver qualquer cenário novo como uma nova oportunidade para se renovar.

É assim que você deve enxergar o seu negócio. Se a sua empresa ainda não investe no Marketing DIgital, esse é o momento certo para isso. Se ela já investia antes da pandemia, agora é a hora certa para se renovar ainda mais.

Confira algumas dicas para transformar o seu site em um poderoso aliado para atrair clientes e expandir o seu negócio.

  • Ofereça conteúdos gratuitos e informativos: o Marketing Digital já usa essa tática há algum tempo. Oferecer conteúdo de qualidade e gratuito é uma excelente maneira de fidelizar clientes e atrair novos leads. Uma boa ideia nesse momento é oferecer dicas e outros assuntos que possam auxiliar a comunidade.
  • Entenda o que seu público quer consumir: fale com o seu público, faça pesquisas no Facebook, enquetes no Instagram e formulários em seu site, por exemplo, para descobrir o que estão procurando. Assim, pode ser uma nova forma de conseguir formular o seu público-alvo na quarentena.
  • Escolha o melhor formato para a produção do conteúdo: invista no ponto forte do seu negócio digital. Se trabalha com venda de produtos, por exemplo, turbine seu e-commerce, faça uma otimização em seu site para deixá-lo mais atrativo e melhor ranqueado nas buscas.
  • Produza um conteúdo claro sobre suas intenções: não adianta atirar para todo lado para conseguir atrair todo mundo. Essa estratégia é ultrapassada e pode custar caro para seu negócio. Seja objetivo com o seu público e entenda a sua persona em todas as fases do funil para entregar um conteúdo assertivo em todos os estágios.

 

Como aumentar as vendas com seu site durante a pandemia do COVID-19?

Se ainda não possui um e-commerce para vender o seu produto no mundo virtual, esse é o primeiro passo que você deve tomar para aumentar as vendas. Feito isso, confira algumas estratégias que você pode adotar para a sua empresa se firmar no mercado durante a pandemia:

  • Deixe seu site atrativo, se for o caso, contrate uma empresa para otimizar seu site e melhorar o ranqueamento no Google através de técnicas de SEO. 
  • Também invista nas mídias digitais, lembre-se que está todo mundo conectado, tentar chegar até seu público por diferentes frentes é uma oportunidade de conseguir que mais pessoas vejam seu produto
  • Além de investir em seu site, é preciso ficar de olho no mercado. Monitore seu público, o que eles estão buscando? Quem mais pode se interessar por seus produtos além da clientela antiga? Se possível, invista em anúncios pagos. Quanto mais ser visto, maior aumentam as chances de mais pessoas comprarem seu produto.
  • Faça uma revisão no setor logístico do seu negócio, verifique qual alternativa de entrega é a melhor para o seu negócio e mantenha sempre seu cliente informado, caso ocorra atrasos na entrega ele deve ser avisado o quanto antes.

 

Quais os melhores produtos para investir no e-commerce nesse momento?

Como as pessoas estão em isolamento social, o que elas mais consomem atualmente são produtos que possam ser úteis para serem usados dentro de casa. 

Confira alguns produtos que estão sendo muito consumidos pelas pessoas durante a pandemia.

  • Artigos esportivos para exercícios em casa: com as academias fechadas, as pessoas precisam continuar se exercitando. O mercado de vendas de artigos esportivos aumentou significativamente. Produtos relacionados a academia, dança e yoga também cresceram, afinal as pessoas estão mais preocupadas com  a saúde e o bem-estar.
  • Brinquedos: manter as crianças entretidas pode ser bastante desafiador na quarentena. Por isso, as vendas de brinquedos que possam ser usados dentro de casa cresceram nesse momento. Brinquedos que envolvam toda a família, como jogos de tabuleiro, jogo de quebra cabeça, ou até aqueles mais clássicos, como Twister estão sendo procurados durante a pandemia. 
  • Jogos eletrônicos: tudo o que envolve tecnologia está em crescimento. Com os jogos eletrônicos não é diferente. Além dos jogos de videogame, os usuários procuram também controles, créditos virtuais e artigos para otimizar os jogos. 
  • Plataformas de aulas e conferências online: com o isolamento social, tanto o trabalho, quanto a escola tiveram de se adaptar para não parar em meio a pandemia. Por isso, plataformas que oferecem serviços de videoconferência aumentaram significativamente.
  • Cursos online: muitas pessoas estão buscando esse momento para se atualizar e aprimorar suas habilidades através de cursos online. Além disso, para não perder o ano letivo, as universidades e escolas tiveram que transmitir suas aulas usando plataformas digitais.
  • Alimentação e artigos essenciais por delivery: as entregas por delivery aumentaram exponencialmente por conta do isolamento social. Nem todo mundo gosta de cozinhar, então buscam restaurantes que entregam em casa. Esse pode ser um setor interessante para se investir na atualidade. 

 

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