O conceito de mobile first é essencial no contexto atual, porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre suas características.
Mobile first refere-se ao desenvolvimento de sites e projetos web focados na estrutura mobile.
Ou seja, o layout e as funcionalidades são desenvolvidos primeiramente para a tela do celular, e a partir disso, adaptado para telas maiores, como nos tablets e desktops.
É muito importante que os sites atuais sejam pensados mobile first. Entenda os motivos e como aplicar. Continue a leitura!
Quando o mobile first tornou-se prioritário?
Uma pesquisa do Exploding Topics mostrou que 92,1% dos usuários acessam a internet por meio de um dispositivo mobile.
Quando paramos para analisar essa quantidade de acessos, percebemos a importância de pensarmos mais nos sites para celular do que para desktops.
Já faz tempo que a quantidade de acessos a sites provenientes de celulares ultrapassou os acessos por computadores e, ainda assim, alguns sites não valorizam o mobile first.
É impensável que, hoje em dia, um website não seja desenvolvido diretamente para o mobile.
Diferença entre mobile first e design responsivo
É preciso salientar que mobile first é bem diferente de ter um design responsivo.
Quando falamos em responsivo, significa que o site tem uma boa usabilidade, os elementos funcionam bem e oferecem uma ótima experiência para o usuário em qualquer aparelho.
Já o mobile first garante que o usuário terá uma experiência sem erros no site nos dispositivos móveis. Ou seja: mesmo que o seu site seja responsivo, ele pode não estar adaptado para mobile.
Vantagens do mobile first
Agora que você entendeu o que é mobile first, deve estar se perguntando se deveria adotar essa metodologia de desenvolvimento e, principalmente, quais seriam os benefícios.
Sem dúvida existem diversas vantagens de se construir sites pensando primeiro no mobile e depois no desktop. Veja as principais!
1 – Objetividade de conteúdo e layout
Quando criamos um layout pensando no espaço oferecido pelo celular, somos obrigados a desenvolvê-lo de forma objetiva e prática.
Isso faz com que o layout acabe sendo mais clean e direto, o que é excelente para o usuário.
Focamos nos pontos principais, do que deve ser passado para o usuário e consequentemente tornamos a interface e experiência muito melhor, no UI e UX design do site.
2 – Praticidade do projeto
Após se desenvolver um layout clean para o celular, o mover para desktop se torna algo muito mais fácil do que seria se o processo fosse inverso.
Vários profissionais enfrentam problemas para passar a estrutura do desktop para o celular, seja porque ela é muito complexa, ou porque possui muito conteúdo.
Porém, quando passamos a estrutura do mobile para o desktop, praticamente não encontramos dificuldades, pois, partiremos de uma tela menor para uma maior, com muito mais espaço para se trabalhar aquilo que foi desenvolvido.
3 – Melhoria de performance e funcionalidades
Na performance em projetos web, as estruturas mobile costumam apresentar mais desafios do que as estruturas de desktop.
Normalmente, os acessos mobile são feitos em redes e dispositivos menos potentes para internet do que os desktops.
Quando desenvolvemos pensando no mobile first, temos desafios não apenas estruturais, como também desafios de performance e funcionalidades. Todo o contato com o site é feito por meio do toque diretamente na tela.
Resumindo, no mobile o desafio engloba também questões de performance e usabilidade de uma forma mais complexa, fazendo com o que o site final seja melhor.
4 – Melhoria na experiência e usabilidade do usuário
Quando juntamos todas as vantagens citadas acima, a consequência é essa: melhoria na experiência do usuário.
Com isso, temos o aumento de métricas como taxa de engajamento dos usuários, aumento do tempo médio gasto no seu site, assim como o aumento no número de conversões e vendas.
Uma coisa leva a outra, o usuário que possui uma boa experiência ao visitar o seu site está bem mais propenso a conhecer melhor a sua empresa, o seu serviço ou produto e consequentemente fechar negócio.
5 – Aumento de resultados
Outros pontos positivos alcançados com o mobile first são os resultados e métricas.
Por exemplo, o aumento da credibilidade da marca, melhora no ranqueamento na busca orgânica, aumento de tráfego no site e de conversões. Tudo isso vindo da usabilidade do site!
Investir em mobile first é sempre uma boa ideia, pois o valor agregado ao final do projeto é inestimável.
Como aplicar o mobile first no seu site?
Para aplicar essa metodologia basta você criar ou editar seu site pensando primeiramente na estrutura do celular.
Ou seja, comece pelo desenvolvimento no dispositivo móvel e depois leve-o para o desktop, semelhante ao que os programadores fazem ao desenvolverem aplicativos.
Nesse caso, seu site é planejado de uma forma semelhante a um app, para depois ser transformado em um site para a tela do computador.
Porém, essa não é uma tarefa fácil, pois demanda conhecimento e experiência em desenvolvimento.
Confie em especialistas!
O celular se tornou um dos objetos mais importantes no dia a dia das pessoas. Não por menos, pensar em mobile é quesito obrigatório para qualquer projeto web.
Isso é tão relevante que o próprio Google utiliza do critério da responsividade para avaliar a qualidade do seu site, sendo um dos fatores de ranqueamento.
Para que seu projeto seja mobile first, conte com os profissionais da Studio Visual. Fale com um de nossos especialistas para saber como podemos te ajudar!