Para alcançar uma boa colocação no mercado, é necessário explorar diversas estratégias de marketing digital. Juntas, elas fazem com que a sua empresa consiga ir mais longe para conseguir mais leads e melhorar a experiência de quem visita o site.
Aqui, vamos falar sobre SEO e UX, que respectivamente são “Searching Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca” e “User Experience ou Experiência do Usuário”.
Vamos trazer informações sobre como as duas estratégias podem caminhar juntas a fim de promover uma jornada mais assertiva, agradável e funcional para um site.
SEO é um conjunto de práticas e ações que visam colocar aquele determinado site nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.
É através do uso de palavras-chave, produção de conteúdo, número de links, análise de dados, URLs amigáveis, verificação de erros, entre outros, que o SEO se torna possível.
Além disso, outros fatores interferem no SEO, como o tempo de carregamento de uma página, formato do próprio conteúdo, design responsivo, e muito mais.
O papel do SEO é melhorar a qualidade do tráfego orgânico de um site, melhorando, também, sua visibilidade.
O UX nada mais é do que a experiência que o usuário tem no site ou aplicativo. A principal meta aqui é encontrar formas de conquistar o usuário da melhor forma possível, utilizando ferramentas de marketing digital.
Mas, além de conquistar e encantar o usuário, é preciso resolver o problema pelo qual ele procurou o seu site ou app, então há muita pesquisa feita por trás de cada solução proposta. Com o objetivo de tornar as soluções mais intuitivas, acessíveis, com usabilidade que faça sentido e com design agradável, o UX se torna a cada dia mais essencial para o marketing.
Por meio de uma interface funcional e comunicativa, o UX traz consigo outras áreas importantíssimas, como UX Research, UX Design e UI Design. Todas elas baseadas na experiência de quem utiliza o produto ou serviço.
Um site otimizado, com boa usabilidade, acessibilidade e design intuitivo resultará numa melhora nos mecanismos de pesquisa e trará mais possibilidades de conversão.
Um site não responsivo, sem pensar na experiência do usuário, inacessível e confuso deixará a página em colocações ruins nesses mecanismos.
SEO e UX estão interligados, mesmo trabalhando de formas diferentes, eles têm o mesmo objetivo, que é melhorar a experiência do usuário para converter mais.
Este é o quarto Core Update de 2023. Podemos dizer que são melhorias nos sistemas do Google, como BERT, MUM, entre outros. Basicamente, são mudanças nos algoritmos principais de classificação de pesquisa do buscador.
O propósito do Google é disponibilizar aos usuários os resultados de pesquisa mais relevantes e de alta qualidade. Para alcançar isso, são realizadas atualizações no núcleo, permitindo ao Google aprimorar seus algoritmos e otimizar a avaliação e classificação de páginas da web.
Para manter um site relevante, é necessário estar atento às novas atualizações e garantir que o site atenda aos critérios de avaliação do Google (Google Search Essentials).
É aí que entra a questão da usabilidade. Usabilidade é a implementação de recursos num site focando no usuário final. E através das novas melhorias do Google, o site fica mais adaptado ao usuário e, consequentemente, ranqueia melhor nos mecanismos de busca.
Existem estratégias de SEO e UX que podem fazer toda a diferença na hora de montar um site. Uma delas é analisar sempre as métricas para garantir que tudo está em perfeito funcionamento.
São algumas delas: velocidade de carregamento, taxa de rejeição, tempo de permanência na página e CTR (que é a proporção entre impressões e cliques).
Esses números servem para indicar se o usuário consegue encontrar o que precisa no site, se no geral, a página está causando boas impressões e se é de fácil navegação.
Separamos algumas dicas de como pensar em SEO e UX na hora de configurar um site.
Utilizando a metodologia do UX Research, é sempre bom pesquisar informações sobre quem consome o produto ou serviço para que o site seja completamente voltado para esse perfil.
O Google prioriza páginas que são mobile first, que é a criação de designs que se encaixam em qualquer tipo de aparelho móvel, como celulares, tablets, etc.
Invista no design intuitivo e responsivo que se adeque ao mobile first, isso fará toda a diferença na performance do site.
Lembre-se da acessibilidade, pense que cada usuário é diferente do outro, apesar de buscar as mesmas funções ou serviços dentro do site. Para isso, pode-se incluir texto alternativo, usar o alto contraste de cor, links com texto informativo, utilizar listas numeradas, entre outros.
Realize uma pesquisa de palavras-chave com o nicho de atuação da sua empresa e inclua nos títulos do site (H1, H2, H3 e H4…). Elas são essenciais para auxiliar nos mecanismos de busca.
Não há nada pior do que tentar entrar em um site e ele demorar para carregar. Portanto, invista no bom funcionamento dele para que a velocidade esteja de acordo com a normalidade. Isso também é um fator de classificação nos motores de busca.
Imagens e vídeos podem ser ótimos para uma boa experiência com SEO e UX, já que tornam o conteúdo mais acessível, porém eles podem diminuir a velocidade do site. Portanto, é importante otimizá-los para que não atrapalhem o carregamento da página.
Certifique-se de que os links externos e internos façam parte dos textos do site, mas garantindo que eles sejam de fácil acesso. Eles ajudam os motores de busca na hora de entender a estrutura do conteúdo.
O monitoramento faz parte do SEO e UX, dando a chance de sempre aperfeiçoar e ajustar o site quando encontrar algum tipo de empecilho.
Saber analisar as métricas vai ajudar na hora de estruturar um plano de ação. É importante lembrar que todo o auxílio de profissionais da área é bem-vindo para montar uma estratégia.
A Studio Visual tem mais de 22 anos de mercado. Com diversos especialistas em nosso time, conseguimos auxiliar em projetos de diferentes áreas, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO e Content Marketing.
Contratar a melhor opção para criar e fazer a manutenção do seu site é essencial para alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca.
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