Novo governo deve debater regulação de internet; Entenda!

regulação da internet
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 18 de abril de 2024

O ex-ministro das Comunicações,  Paulo Bernardo, integrante da equipe de transição do governo, deve sugerir um projeto de regulação da internet no Brasil para 2023. 

A regulamentação poderá ir para consulta pública nos primeiros 100 dias da próxima administração e deve ter como base as leis da União Europeia, incluindo eixos como combate à desinformação, tributos e produção de conteúdo.

Acerca das tributações, a equipe de transição acenou positivamente para a taxação das grandes empresas de tecnologias — as chamadas Big Techs — como Meta, Twitter e Amazon, que passaram recentemente por demissões em massa.

A sugestão deve, após consulta pública, ainda passar pelo Congresso, seguindo todos os trâmites legais.

Como funciona a regulação da internet na Europa?

A recente regulação da internet na União Europeia ainda é alvo de debates, assim como em todo o mundo. A principal medida, conhecida como Digital Services Act (DSA), visa proteger especialmente os usuários e garantir a transparência do uso de dados por grandes corporações.

Além disso, a regulamentação exige que as plataformas mitiguem os riscos de grandes vazamentos de dados, além de controlar e moderar discursos de ódio que ferem os direitos humanos.

Vale lembrar que existem críticas ao modelo adotado pelo DSA, feitas geralmente por especialistas que sugerem que brechas no texto da lei podem causar dores de cabeça no futuro.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também