Conheça as melhores ferramentas para otimizar suas imagens no WordPress

Sabia que otimizar imagem no WordPress deixa seu site melhor posicionado nas buscas? Quando dizemos que para seu site ter um melhor ranqueamento, é necessário que o conteúdo seja otimizado para SEO, também estamos falando das fotos.

Para te ajudar nessa tarefa, veja diversas ferramentas que você pode utilizar para otimizar suas imagens, e conseguir maior relevância nas buscas. Lembre-se que, para garantir a melhor otimização para o desempenho de seu site, recomendamos sempre a ajuda de uma agência especialista WordPress, como a Studio Visual.  

Descubra também diversas técnicas para tratar as suas imagens e deixar seu site ainda mais convidativo.

 

Conteúdo:

 

Como funciona a otimização de imagem?

A otimização funciona por meio de tratamento e técnicas de SEO para que elas ajudem o seu site a melhorar no ranqueamento das buscas.

Para ter uma ideia, o formato, tamanho, nome do arquivo e descrição da imagem influenciam no desempenho e indexação do seu site.

Quer saber como otimizar sua imagem no WordPress para que seu site tenha mais relevância na internet? Confira todas as dicas a seguir.

 

Formatos de arquivo de imagem

Os tipos de formato de imagem mais comuns são JPEG e PNG. O que é importante saber sobre os formatos é que eles afetam o tamanho e a otimização da imagem. 

O formato mais usado para fotografias e imagens no geral é o JPEG, pois oferecem uma qualidade sólida e pode ser redimensionado sem perder sua qualidade.

O PNG é um formato mais usado para vetores e logotipos. Ele gera imagens com tamanhos maiores, por isso, é recomendável usar imagens no formato JPEG. O Gif também podem ser usados para melhorar o seu conteúdo.

 

Compressão de imagem

Geralmente as imagens que usamos possuem tamanhos bem grandes. Por isso, na hora de incluir alguma imagem em seu site ou blog, é necessário que se comprima essas imagens;

O tanto que irá comprimir vai depender do que seu produto. Se tem um site voltado para Design, por exemplo, é essencial que as suas imagens sejam de alta qualidade.

 Para comprimi-las é possível usar alguns programas, como Adobe Photoshop, Gimp e Pint.NET, onde você fará esse processo manualmente. Mas, também há programas online que comprimem a sua imagem automaticamente, como o TinyPNG.

 

  • Qualidade de compactação x tamanho do arquivo: quanto maior a compressão da imagem, menor o tamanho do arquivo e qualidade de cores e resolução. 

 

Dimensões da imagem

Na hora de usar uma imagens no WordPress é recomendável que você redimensione imagens com resolução muito grande. Afinal, não faz muito sentido fazer o upload de uma imagem muito pesada, para depois redimensionar no WordPress, novamente.

  • Otimização com perda de qualidade e sem perda: reduzir uma imagem com perdas irá piorar a qualidade da sua imagem, por isso é preciso ter cuidado na hora de reduzir suas imagens. Quando reduz imagens sem perda, os dados são comprimidos, sem perder a qualidade. Você pode fazer isso usando o Photoshop, por exemplo.

 

Por que otimizar imagens para o WordPress?

Você deve estar se perguntando por que é tão importante otimizar as imagens para o WordPress. A verdade é que quando você trata as suas imagens, redimensiona, salva da maneira certa, etc., são práticas que melhoram o desempenho do seu site. Confira uma por uma. 

  • Carregamento mais rápido da página: antes de enviar as imagens para WordPress é preciso redimensioná-las, pois arquivos de imagens grandes pode deixar seu site lento.
  • Diminui o consumo de espaço no servidor do site: você sabia que as imagens 21% do peso total de uma página. Por isso, otimizando-as também vai diminuir o consumo de espaço no servidor do site.
  • A importância das imagens para SEO: não é só o conteúdo que precisa estar otimizado para SEO. Suas imagens devem ser salvas com a palavra-chave do texto, além de redimensioná-las e salvar no formato certo, assim seu site irá subir no ranqueamento do Google.
  • Por que colocar título, tag alt e nome no arquivo de imagem? O Title e o ALT são práticas para um boa prática de SEO de seu site. Altere o nome do arquivo, usando  keywords e palavras que ajudem a entender do que se trata aquela figura, também coloque o título igual ao nome do arquivo. Já a Tag Alt fornece descrição alternativa para a imagem, isso significa que o Google irá”ler” essa informação e saber do que se trata. Também é importante para questões de acessibilidade.

 

Otimizando imagem para WordPress

Deu para perceber que uma imagem otimizada ajuda em um melhor desempenho do seu site, isso sem falar que podem ser ótimas aliadas para um bom ranqueamento nos sites de busca.

Quer descobrir o passo a passo para otimizar suas imagens? Veja a seguir e utilize essas técnicas em seu site.

 

Escolha o melhor formato de imagem

Há diferentes formatos de imagens que você pode usar em seu site. A depender do formato que utilizar (JPG, PNG, SVG) pode ter imagens com arquivo maior, melhor qualidade, entre outros aspectos. 

Os formatos citados acima são os mais comuns de serem usados. Mas, o que vai diferenciá-los? A grosso modo, cada formato possui diferenças de tamanho de compressão, com ou sem perda de qualidade. Entenda melhor a seguir.

  • JPG, PNG ou SVG? JPG é o formato mais comum utilizado para imagens do WordPress e para imagens na web no geral. Afinal ele garante reduzir o tamanho do arquivo sem perda de qualidade. PNG não é o formato ideal para imagens na web, pois possui um formato maior do que aquelas em JPG ou GIF. Esse formato é recomendável para imagens que não podem perder a qualidade após compressão e descompressão. Já o formato SVG garante que a imagem não perca a qualidade quando são ampliadas, mas seu uso é recomendado apenas quando precisa de imagens vetoriais.

 

Redimensione as imagens

Para um bom desempenho do seu site é importante redimensionar as imagens antes de enviar. Isso porque imagens com tamanho muito grande podem impactar no carregamento das páginas e oferecer uma experiência ruim para o usuário. 

O que deve ter em mente na hora de redimensionar a imagem é que quanto mais pixels ela tiver, melhor será sua resolução. Mas, se for muito grande, vai deixar o carregamento lento.

  • Qual o tamanho necessário? Isso vai depender da imagem. Se for imagem utilizada em álbuns, o ideal é que ela tenha é 1200 pixels no lado maior, com tamanho até 2MB. Para blog, por exemplo, o tamanho ideal aproximado é de 900x600px.

 

Corte as imagens da maneira correta

Quando enviar uma imagem para o WordPress tenha em mente que ela deve estar cortada corretamente. A dica aqui é cortar antes de fazer o upload delas em seu site, mesmo que o WordPress ofereça ferramentas para cortar imagens no painel de controle do CMS. 

Se já fez o upload e percebeu que a imagem precisa ser cortada, delete-a e corte manualmente, depois faça o upload novamente.

 

Comprima as imagens para upload

Utilize programas para comprimir suas imagens antes de fazer o upload. Mas, para que suas fotos não fiquem com uma resolução ruim, é necessário encontrar um tamanho ideal entre a  qualidade da compressão e o tamanho final.

Isso porque se comprimir demais, terá uma imagem de boa qualidade, mas seu arquivo será maior e mais pesado para carregar a página. Uma compressão maior, a qualidade da imagem cai um pouco, mas o tamanho será menor.

 

Aplique Title Tag em todas as imagens

Essas são práticas de um bom SEO para as imagens do seu site. Coloque as keywords nos nomes dos arquivos e title.

 

Configure o Alt Tag das imagens

Para que o Google leia a sua imagem e saiba a que se refere, coloque a tag com uma descrição fiel à imagem. Além de ser uma prática de acessibilidade web, para que pessoas com deficiência possam entender a que se refere a imagem.

 

Renomeie as imagens antes de fazer o upload

Se você não renomear as suas imagens antes de fazer o upload, seu site não terá um bom ranqueamento nas buscas. Por isso, use as keyword para nomeá-las e não use acentos ou sinais diacríticos.

 

Utilize Css Sprites

Combinar imagens usando o sprites CSS é uma técnica de otimização de imagens que irá melhorar o desempenho do seu site. 

O CSS sprites permite agrupar diversas imagens em uma única, reduzindo drasticamente o número de requisições no servidor e, consequentemente, o tempo de carregamento da página.

 

Principais ferramentas de otimização de imagem

Quer saber quais os melhores plugins e ferramentas para otimizar suas imagens? Veja a seguir algumas dicas de técnicas que você pode usar em seu site WordPress que irão facilitar a sua vida na hora do tratamento das imagens, melhorando o desempenho e ranqueamento do seu site.

 

Plugins de otimização de imagem no WordPress

Há diversos plugins e programas que você pode utilizar para otimizar suas imagens para o WordPress. Confira os principais e para que servem.

Compress JPEG & PNG images by TinyPNG: plugin do TinyPNG, usado para otimizar imagens em JPG e PNG. Ele oferece a otimização de imagens automaticamente. Oferece a opção de otimizar 100 imagens gratuitamente,por mês.

CW Image Optimizer: Plugin do WordPress que reduz o tamanho da imagem, sem perder a qualidade e melhora o desempenho usando os programas de otimização de imagem do Linux.

EWWW Image Optimizer Cloud: Plugin do WordPress que otimiza automaticamente novas imagens, e também pode otimizar todas as imagens que você já carregou. Além disso, tem a opção de converter suas imagens para o melhor formato de arquivo.

Hammy: Esse plugin captura imagens de postagens e páginas, gerando uma uma série de imagens de tamanho menor. Isso contribui para uma melhor experiência, especialmente no celular. Ele possui uma boa avaliação no fórum oficial do WordPress.

ImageRecycle: É um plugin automático de compressão de imagem e PDF para WordPress, reduzindo o peso da página em até 80%. Possui uma ótima avaliação dos usuários no fórum oficial do WordPress.

Imagify Image Optimizer: com opção de otimizar gratuitamente 25 MB de imagens, esse plugin otimiza imagens sem perda da qualidade. Também possui uma ótima avaliação entre os usuários no fórum do WordPress.

Imsanity: disponível em vários idiomas, esse plugin dimensiona automaticamente envios de imagens grandes para um tamanho mais aceitável. Também oferece a opção de converter arquivos BMP e PNG em JPG para que a imagem possa ser dimensionada. Possui uma ótima avaliação de usuários no fórum do WordPress.

Media File Renamer: Quer melhorar a prática de SEO das suas imagens? Com esse plugin você renomeia automaticamente os nomes dos arquivos de mídia. Há a opção de renomear seus arquivos de uma só vez. Mas, lembre-se de fazer um backup do seu banco de dados e arquivos antes de usar um plug-in que altera sua instalação.

Optimole: esse plugin suporta todos os tipos de imagens, otimizando em tempo real com um sistema baseado em nuvem para acelerar seu site e fornecer imagens de qualidade, perfeitamente dimensionadas para cada dispositivo.

Optimus Image Optimizer: esse otimizador de imagens, oferece reduções de tamanho de até 70% das imagens. Possui uma avaliação mediana por parte dos usuários do fórum do WordPress.

reSmush.it: com uma boa classificação por parte dos usuários do fórum do WordPress, esse plugin reduz o tamanho das imagens se baseando em algoritmos avançados.

SEO Friendly Images: Plugin gratuito que oferece diversas configurações para otimizar o title e alt, melhorando suas imagens para SEO. Mas, infelizmente Este plugin ainda não está disponível no português do Brasil.

ShortPixel Image Optmizer: fácil de utlizar e com ótima avaliação entre os usuários, esse plugin comprime imagens em  JPG, PNG, GIF e PDF. Também otimiza miniaturas e imagens em destaque. Além disso, funciona muito bem para sites de comércio eletrônico usando WooCommerce ou outros plugins. Ainda não tem versão disponível para português do Brasil.

Smush Image Compression and Optimization: 100% gratuito, esse plugin permite redimensionar e comprimir as imagens melhorando a velocidade do seu site. Quando otimiza as imagens, retira os dados não utilizados sem afetar a qualidade da imagem. Oferece também outras facilidades, como processar todos os  arquivos PNG, JPEG e GIF para melhores resultados e localizar rapidamente imagens que estão desacelerando seu site. Possui uma excelente avaliação entre os usuários no fórum oficial do WordPress.

WP Smush: plugin que comprime automaticamente as imagens, além de otimizar seus arquivos de imagem mais antigas.

 

Outras ferramentas de otimização de imagem

Além de utilizar os plugins, você pode otimizar suas imagens manualmente. Ou seja, antes de fazer o upload da imagem para o WordPress, faça isso usando programas e já carregue as fotos otimizadas. Veja algumas opções.

  1. Adobe Photoshop: Esse programa é bem conhecido para o tratamento de imagens. Ele possui uma ferramenta integrada de compressão de imagem. Porém, não existe uma versão gratuita, é preciso pagar para conseguir usar o programa.
  2. Affinity Photo: esse programa é uma alternativa mais barata que o Photoshop, mas ainda é pago. Ele também oferece ferramentas para otimização de imagens para web.
  3. Caesium: gratuito para Windows e Mac, esse software é bem útil para redimensionar e otimizar imagens para web.
  4. Gimp: outra versão gratuita semelhante ao Photoshop, oferece opção de otimização integrada das imagens.
  5. ImageOptim: programa gratuito que oferece a opção de reduzir o tamanho das imagens, suporta os formatos PNG, JPEG e GIF.
  6. JPEGmini: software que reduz em até 80% do tamanho do arquivo das suas fotos, mantendo a qualidade.
  7. OptiPNG: otimizador de fotos apenas em formato PNG. Também converte fotos em formatos BMP, GIF, PNM e TIFF em PNG.
  8. Paint.NET: programa do Windws usado para editar fotos. Ele oferece algumas opções para tratamento de imagem e também compressão.
  9. TinyPNG: O TinyPNG é uma plataforma online pode ser usado gratuitamente para imagens com tamanho de até 5mb. É muito simples de usar, é só jogar o arquivo JPG ou PNG na página principal que ele irá comprimir a sua imagem, sem perder a qualidade.
  10. Trimage: plataforma que oferece a ferramenta de comprimir imagens. Ele suporta imagens nos formatos PNG e JPG.

 

Qual o melhor otimizador de imagem para WordPress?

A escolha irá depender da quantidade e da otimização que precisa para suas imagens. Mas, um dos melhores plugins é o reSmush.it. Com ele é possível otimizar as imagens automaticamente no upload. 

Além disso, permite a escolha do nível de otimização para seus carregamentos. Também oferece a opção de otimizar diversas imagens antigas de uma só vez.

 

Como otimizar imagem para WordPress grátis?

Uma boa alternativa é usar plugins que oferecem serviços gratuitamente. O SEO Friendly Images, por exemplo, possui uma versão gratuita e é ótimo para otimizar suas fotos para SEO. 

Além disso, o EWWW Image Optimizer é ideal para comprimir imagens, sem alterar a qualidade. Também é gratuito.

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Se possível, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉