O Google Search Console é uma plataforma criada pela Google para acompanhamento do desempenho de páginas na ferramenta de busca.
Ele também conta com ferramentas que ajudam a indexar corretamente o site, assim ele aparecerá para os usuários que buscam assuntos relacionados.
É uma plataforma muito importante e útil se o seu objetivo é alcançar mais pessoas por meio do marketing digital!
Saiba mais sobre o Google Search Console e suas funções. Continue a leitura!
A ferramenta é muito completa, são várias funcionalidades voltadas para o acompanhamento do seu website no algoritmo do Google.
Com ela, você pode identificar informações de tráfego, como de onde ele vem, impressões e cliques por página.
Além disso, é possível otimizar o que não está 100% com as sugestões de melhorias oferecidas pelo próprio Search Console.
Ou seja: é muito útil para o SEO, em geral, por acompanhar cada uma dessas métricas e mudanças.
O Search Console funciona em um website próprio que pode ser acessado de qualquer navegador, bastando apenas criar sua conta na plataforma e informar qual página do seu site deve ser analisada.
Antes de tudo, é importante entender o que significam alguns termos muito usados pelo Search Console.
Em caso de dúvidas, você pode também consultar o nosso Glossário, repleto de significados de palavras encontradas nas estratégias de marketing. Vamos lá!
Quando se fala em impressões, se trata das “visualizações” que o seu website teve, quantas vezes ele foi exibido no geral.
Já a posição significa o lugar onde o site se encontra entre os outros mostrados nas buscas. Então, quanto menor o número, melhor!
Por fim, os cliques são efetivamente às vezes em que um usuário clicou em seu endereço de URL para acessar a página.
Para começar a usar o Search Console, você precisa adicionar uma propriedade. Assim, você comprova que o website pertence a você.
O processo conta com algumas fases de verificação, e você também pode escolher quais as páginas que serão incluídas na ferramenta.
Por ser uma tarefa que demanda um conhecimento maior, o mais indicado é ter ajuda profissional nesse momento de cadastro, ok?
Após cadastrar o seu website, chegou a hora de acessar os relatórios da ferramenta.
São várias análises, vamos explicar melhor cada uma delas e a importância desses dados para o acompanhamento do site na página de buscas do Google.
Nessa seção do Search Console ficam vários tópicos que tratam da aparência do seu website nas pesquisas do Google.
Com ele, você pode ver os snippets, trechos de destaque, sitemaps e orientações gerais sobre o aspecto de pesquisa.
Os dados estruturados são usados para entender melhor o conteúdo da página, e assim indexar as páginas de forma mais inteligente nos resultados de pesquisa.
Basicamente, você consegue determinar o que é cada parte de uma página na web, facilitando e agilizando o trabalho do algoritmo. Isso aumenta as chances de indexação.
O Google Search Console também conta com várias ferramentas que podem melhorar o desempenho do seu site.
Entre elas, relatórios de desempenho, cobertura, AMP e links. Tudo isso pode te ajudar a entender o que pode ser mudado ou adaptado na estratégia.
A estratégia de links também é muito importante para os resultados nas pesquisas do Google.
Além dos links internos do seu site, também é possível analisar no Search Console os links externos, aqueles que tornam a sua página uma referência para o algoritmo de buscas.
Search Traffic é uma seção da ferramenta que traz informações sobre o tráfego do site, principalmente do tráfego orgânico.
Ela mostra as palavras-chave que mostraram seu site na busca, quais as páginas acessadas, os países com tráfego, de que dispositivo ocorreu o acesso e até mesmo compara com outras datas.
Outra ferramenta útil avalia a usabilidade do site em dispositivos móveis. Afinal, atualmente é essencial que as páginas se comportem bem em aparelhos mobile, que são a maioria.
Existem várias métricas de acompanhamento no Search Console, mas, algumas demandam uma verificação mais frequente. São elas:
Esses pontos merecem atenção redobrada porque influenciam diretamente nos resultados das páginas analisadas.
Estudar essas métricas também permite a realização de ajustes na estratégia de marketing orgânico ou pago, pois com elas entendemos melhor o que tem funcionado.
O Search Console é essencial para que a sua página na web esteja entre as primeiras no Google. Porém, a ferramenta não é para leigos.
Conte com o apoio de profissionais que entendem sobre SEO e podem usar essa plataforma para alavancar seus resultados.
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